Fazenda do Registro Velho será coberta
Monumento histórico da região recebeu visita de técnicos para dar início à obra

Monumento histórico da região recebeu visita de técnicos para dar início à obra
Empresa responsável pela cobertura da Fazenda do Registro Velho, faz visita técnica ao local acompanhada de representantes da Prefeitura Municipal, do Iphan e do Conselho do Patrimônio Histórico de Barbacena

Na última sexta-feira, dia 18, as ruínas da Fazenda do Registro Velho, receberam a visita de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de uma empresa licitada, para dar início ao processo de cobertura do local. A obra, de caráter emergencial, tem como objetivo cobrir o imóvel considerado o mais antigo da região, que se encontra em avançado estado de degradação.

Durante a visita, o diretor comercial da empresa responsável pela obra, Petrônio Júnior, analisou o local, a inclinação do terreno e a situação da construção, tudo isso para garantir maior segurança e eficiência durante o trabalho. De acordo com Petrônio, a montagem começa na quarta-feira, dia 23, e termina logo após a semana do Carnaval. A cobertura da Fazenda do Registro Velho será feita com uma tenda semelhante às utilizadas em grandes eventos, uma estrutura modular em alumínio com lona resistente.

O monumento, tombado pelo Iphan e pelo município, recebeu uma cobertura provisória em 2011, que foi destruída por ações do vento e das chuvas. No final do ano passado, uma ação do Ministério Público determinou que a área fosse coberta.  De acordo com Mário Ferrari, diretor do Iphan em Tiradentes, o Instituto fará um investimento de R$ 95 mil na compra da tenda, que protegerá uma área de 400m². “Esta é a primeira vez que realizamos esse tipo de cobertura. O Iphan adquiriu a tenda e a está cedendo para a cobertura do local até o início da reforma”.

Para o presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Barbacena, Sérgio Ayres, esse é um momento crítico da Fazenda do Registro Velho. “A Fazenda foi tombada há mais de duas décadas e até hoje muito pouco foi feito. Estamos em um momento chave e essa ação é válida porque ajuda no resgate e preservação da memória e identidade de um povo”. Sérgio ainda destacou a urgência da obra, pois o perigo de desabamento é eminente e a construção está ruindo. A Fazenda do Registro Velho é propriedade particular, e fica localizada no distrito de Sá Fortes, entre os municípios de Barbacena e Antônio Carlos.


Busca de Notícias