Prefeitura anuncia nova empresa para serviços de limpeza urbana
Nova empresa começa a atuar na próxima semana


A Prefeitura de Barbacena anunciou a contratação de uma nova empresa para prestação de serviço de limpeza urbana. O contrato, firmado com a empresa Contorno Ltda, terá duração de até 180 dias. O serviço era realizado pela KTM Ltda., que teve seu contrato cancelado nesta sexta-feira, dia 1º.

De acordo com o Procurador Geral do Município, Tiago Motta, o setor de Obras da Prefeitura solicitou uma reavaliação do atual contrato com a empresa KTM, e concluiu pelo seu cancelamento. “O cuidado com saneamento e meio ambiente é de suma importância para um município e, no caso de Barbacena, encontra-se precariamente atendido”, afirmou o procurador.

A decisão da contratação veio após constatação de problemas causados pelo acúmulo de detritos em ruas, calçadas, bueiros e cursos d’água, com grave risco sanitário. “A alternativa foi rescindir o atual contrato e os serviços serão executados por outra empresa em caráter emergencial, até que nova licitação seja realizada em prazo não superior a 180 dias”, destacou o procurador Tiago Motta. Para a escolha da empresa Contorno foi realizada uma cotação no mercado, sendo selecionada a empresa que apresentasse melhor custo-benefício. A Contorno foi a mais vantajosa, uma vez que ofereceu, além dos serviços de limpeza urbana, a construção e instalação de uma estação de transferência e transbordo, de acordo com normas e diretrizes ambientais, e equipe para pintura de meio fio.

A contratação da empresa é de caráter provisório e emergencial. A Secretaria de Obras informou que já está em andamento o processo de abertura de edital de licitação para a contratação definitiva de uma empresa de limpeza urbana.

O contrato firmado com a empresa KTM se encerrou em 31 de dezembro do ano passado, mas a gestão passada do município celebrou, com a mesma empresa, termo aditivo com duração de até 90 (noventa) dias, que se encerrava, no máximo, em 31 de março deste ano.

 

Problema antigo

A limpeza urbana e o destino dos resíduos é um problema antigo em Barbacena. Contudo, o descaso com as questões de saneamento e meio ambiente, só fizeram agravar o quadro delicado em que a cidade se encontrava. Já no ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente enviou um ofício à Prefeitura se posicionando contrário ao recebimento de medições e o respectivo pagamento em favor da KTM Administração e Engenharia pelo fato do serviço não ser executado conforme preconizava seu contrato. Em visita à Barbacena, técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM e da Fundação Israel Pinheiro – FIP, elaboraram Relatório do Programa Estadual Minas sem Lixões e também destacaram a precariedade do Aterro Controlado do Município.


Busca de Notícias