Programa Escola Legal tem início na próxima semana
Programa educacional lançado pela Prefeitura de Barbacena beneficiará cerca de 700 alunos.

Programa educacional lançado pela Prefeitura de Barbacena beneficiará cerca de 700 alunos.
Programa Educacional Escola Legal

Conforme decreto publicado na última semana, terá início no dia 4 de março o Programa Educacional Escola Legal – PEEL. Desenvolvido em parceria com a Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac, o Programa abrangerá, inicialmente, cerca de 700 alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais Acadêmico Abgard Renault, Inês Piacesi, Benjamim Ferreira Guimarães e Randolfo Teixeira de Andrade, e funcionará das 13h às 17h30.

Lançado pelo Prefeito Toninho Andrada, o PEEL prevê atividades complementares e multidisciplinares, com atividades de informática, educação física, acesso à biblioteca, à promoção cultural e ao lazer. Além disso, para acompanhamento das atividades de ensino, os alunos terão o suporte de estagiários nas salas de aula. O objetivo é a melhoria da qualidade de ensino e o aumento de tempo de permanência do aluno no ambiente escolar, que será beneficiado com uma carga horária adicional.

Para a execução do Programa, a Prefeitura firmou um Termo de Cooperação Educacional com a Unipac e através dele, a rede municipal de ensino se beneficiará de toda a estrutura acadêmica, física e logística da Universidade. Depois de implantado, a ideia é ampliar o modelo para o CAIC e criar uma grande Escola no distrito de Correia de Almeida, que seria a sede do Programa. Por hora, o Programa Escola Legal abrangerá alunos de escolas municipais pré-determinadas, e terá como sede o Campus da Universidade, podendo atender até 2 mil alunos. As demais escolas da rede municipal, que se interessarem em participar do Programa no segundo semestre, deverão se manifestar até o dia 15 de maio.

A parte de execução operacional do PEEL será conduzida por uma coordenação geral e gerências técnicas e logísticas a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Desporto. No plano pedagógico, um Conselho formado por especialistas e diretores das escolas envolvidas será o responsável pela avaliação do Programa.

Prefeitura fornecerá transporte para alunos, professores e demais profissionais

Com a implantação do Programa Educacional Escola Legal, e transferência dos alunos das Escolas Municipais Acadêmico Abgard Renault, Inês Piacesi, Benjamim Ferreira Guimarães e Randolfo Teixeira de Andrade, para sede do Programa, localizada no campus da Universidade Presidente Antonio Carlos – Unipac, a Prefeitura garantirá e transporte gratuito para alunos, professores e demais profissionais. O transporte escolar obedecerá aos horários e locais de saída estabelecidos abaixo e, ao final das aulas, todos os alunos serão transportados de volta para os respectivos locais de origem.

 

Escola Municipal Abgar Renault                 

Locais de saída

Colégio Salesiano: 12h15

Escola Abgar Renault: 12h30

 

Escola Municipal Inês Piacesi

Local de saída

Escola Municipal Inês Piacesi: 12h20

 

Benjamin Ferreira Guimarães                   

Local de saída

Escola Benjamin Ferreira Guimarães: 12h15

 

Randolfo e Teixeira de Andrade

Local de saída

Escola Randolfo e Teixeira de Andrade: 12h15


Busca de Notícias