Prêmio Cena Minas amplia o acesso à arte
Em Barbacena, artista foi contemplado com recursos

Em Barbacena, artista foi contemplado com recursos
Grupos beneficiados no Programa Cena Minas vão aplicar o recurso na execução de projetos ao longo deste ano

Na quinta-feira, dia 28, grupos circenses, companhias de dança e teatro, empresas produtoras e artistas, que se destacam em Minas, foram beneficiados com recursos da ordem de mais de 1 milhão de reais. O valor será investido em 45 projetos, da capital e do interior, aprovados em edital da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas – Cena Minas. A cerimônia, que marcou a entrega do prêmio feita pelo governador Antonio Anastasia, aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O artista de Barbacena, Wagner Moreira, foi selecionado com o projeto 'Bach-bacena, a little bit (A) normal'.

Wagner Moreira é um bailarino conceituado e vive há nove anos na Alemanha, onde criou o espetáculo 'Bach-bacena, a little bit (A) normal', como trabalho de conclusão do mestrado em coreografia. Este ano, de volta ao Brasil, o artista propôs o projeto ao edital Cena Minas, para remontar o espetáculo no país com bailarinos profissionais barbacenenses.

Fred Furtado, Presidente da Fundac, é integrante do Projeto e foi até o evento para representar nossa cidade, em função de sua atuação como artista audiovisual do espetáculo em intercâmbio apoiado pelo Ministério da Cultura. Durante a cerimônia ele aproveitou para estreitar laços com a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e o Governador do estado, Antônio Anastasia. Segundo Fred, eles conversaram sobre o Plano Municipal de Cultura e os Territórios Possíveis, dentre outros assuntos culturais de interesse do município.

Programa Cena Minas

Criado em 2007, o Cena Minas já contemplou 181 projetos e investiu R$ 5,5 milhões em todo o Estado. O objetivo é incentivar e fortalecer as manifestações cênicas, garantindo a manutenção de espaços e fomentando a formação de público, através da ampliação do acesso à arte.

O Prêmio Cena Minas é concedido anualmente pelo governo do estado. Os projetos são contemplados em três categorias: Manutenção de Espaços Cênicos, Circulação de Espetáculos Cênicos e Aquisição de Equipamento e Materiais. Eles recebem recursos para manter espaços culturais, valores correspondentes à venda de ingressos para alunos e professores de escolas públicas, aquisição e renovação de equipamentos e lonas de circos, dentre outras coisas.


Busca de Notícias