Estudantes recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática
Quinze alunos da rede municipal de ensino de Barbacena ganharam medalhas

Quinze alunos da rede municipal de ensino de Barbacena ganharam medalhas
Alunos de duas escolas municipais de Barbacena recebem medalhas de bronze

A cerimônia de premiação regional da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP/2011 aconteceu no último dia 13 de março, no Cinema da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR. Compareceram ao evento cerca de 230 alunos das escolas públicas sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena. Na solenidade, os alunos foram homenageados com 43 medalhas, entre ouro, prata e bronze, e 186 menções.

A mesa de honra foi composta pelo vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo, a Superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Isabel Paixão, o coordenador regional da OBMEP, Sandro Rodrigues, o secretário de Educação de Barbacena, Emiliano Furtado, a vice-reitora acadêmica da UNIPAC, Cleyde Marks, o diretor do campus da UEMG, Eduardo Leão e o representante do Deputado Lafayette Andrada, Major Dimas Teixeira.

Durante a cerimônia, as autoridades parabenizaram aos alunos e destacaram a importância da participação no concurso nacional. O vice-prefeito, Mário Raimundo, apontou o empenho da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, das escolas, professores e alunos, para que o projeto continue colhendo bons frutos. O coordenador regional da OBMEP, Sandro Rodrigues, afirmou que a cerimônia é um evento de grande valor. “É aqui que conseguimos reunir pais, professores, diretores, autoridades, alunos e sociedade, todos com o único objetivo de festejar o desempenho da educação, por isso este é um evento que valoriza o conhecimento. Independente dos resultados, os alunos presentes se destacaram entre os mais de 20 milhões de estudantes que participaram da OBMEP/2011, é um momento ímpar”, concluiu Sandro Rodrigues.

Quinze alunos da rede municipal de ensino de Barbacena foram homenageados, dois ganharam medalhas de bronze, os demais receberam menções honrosas. Na ocasião, além dos estudantes, foram prestadas homenagens a dois professores da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, pelo desempenho e dedicação à OBMEP. Entre os alunos premiados na regional, estava Natalia São José da Fonseca Barbosa, aluna da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, em Barbacena, que conquistou o primeiro lugar em Minas Gerais, na 7ª OBMEP e foi premiada com a medalha de ouro.

A cerimônia serviu de oportunidade para lembrar a necessidade de empenho com a educação no estado de Minas Gerais. As inscrições para a OBMEP/2013 vão até o dia 5 de abril e podem ser realizadas pelas escolas no site do evento: www.obmep.org.br

 

Entenda a OBMEP

A OBMEP é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos da área. É promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).

Criada em 2005, a Olimpíada serve como critério para o programa “Ciência sem Fronteiras”, do Governo Federal. Além disso, o desempenho do aluno possibilita a participação em programas de mestrado e de iniciação científica.

Na edição da OBMEP 2013, serão distribuídas 6.000 medalhistas e cerca de 46.200 menções honrosas. Os 6.000 medalhistas da OBMEP 2013 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) que será realizado em 2014.


Busca de Notícias