460 moradias beneficiam duas mil pessoas no bairro Grogotó
Programa "Minha Casa, Minha Vida" teve investimento de mais de R$24 milhões. Prefeito revela que poderá anunciar a construção de mais 600 moradias em breve.


Na terça-feira, 19 de março, 460 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida foram sorteadas entre os beneficiados pelo projeto. O evento, presidido pelo Prefeito Toninho Andrada, aconteceu no Automóvel Clube e foi dividido em duas sessões: na parte da manhã, 180 moradias foram sorteadas, o restante ficou para o período da tarde.

Fruto de um investimento de mais de 24 milhões, os apartamentos estão distribuídos em dois conjuntos habitacionais: ‘Residencial Mantiqueira’ e ‘Residencial Vertentes’. Ambos conjuntos foram construídos no bairro Grogotó e vão beneficiar duas mil pessoas. A previsão é de que a entrega das chaves das novas residências aconteça até o final de abril, quando a Cemig e a Copasa deverão finalizar as obras de infraestrutura no local.

Na cerimônia de sorteio das unidades, além do Prefeito Municipal Toninho Andrada, que presidiu a solenidade, compareceram o vice-prefeito, Mário Raimundo, o Secretário Municipal de Coordenação de Programas Sociais – SECOPS, Flávio Maluf, o Subsecretário de Assistência Social e Convênios da SECOPS, Clayrton Dutra, e os representantes da Caixa Econômica Federal, Luiz Guilherme de Campos, Superintendente Regional do Sudeste de Minas, Lúcio Max, Gerente Geral da Agência de Barbacena e Antônio Nogueira, Gerente de Atendimento, bem como, vereadores e representantes de instituições locais.

Toninho Andrada agradeceu as parcerias e parabenizou as famílias pela conquista. Em seu discurso, o Prefeito enfatizou a importância de sonhar e acreditar nos sonhos. “Este é um momento mágico para quem sonhou, é a prova de que quando acreditamos, conseguimos. O sonho nos coloca em movimento. E é por sonhar que vocês estão aqui e eu também. Porque eu acredito em uma Barbacena melhor, eu acredito em uma cidade de qualidade, eu acredito que, trabalhando com honestidade, vamos conseguir mudar Barbacena”, afirmou o Prefeito.

De acordo com o Subsecretário de Assistência Social e Convênios da SECOPS, Clayrton Dutra, um dos critérios de seleção para ser contemplado é ter renda de até R$1.600,00. “Conseguimos atender pessoas com condições socioeconômicas diferenciadas e retirar famílias de áreas de risco. É esse o objetivo do Programa: transformar a realidade das pessoas e realizar o sonho da casa própria. Uma gestão, para dar certo, precisa priorizar as necessidades da população, e foi isso que o Toninho fez. Com apenas três meses de governo, ele agilizou todo o processo para que hoje estivéssemos aqui realizando o sorteio e, tão logo, a entrega oficial dos apartamentos”, concluiu Clayrton.

Durante o evento, o Prefeito anunciou que está em negociação com a Caixa a contratação de mais 600 unidades habitacionais, totalizando mais de 1.000 moradias só em 2013. E foi o próprio Toninho quem deu início ao sorteio.  O primeiro grupo a participar era composto por famílias com pessoas com deficiências. Em seguida foi a vez dos idosos e, por fim, as demais famílias. A primeira sorteada do dia foi Silvane Aparecida do Nascimento. Ela, que cuida sozinha de dois filhos, e mora de aluguel há muitos anos, explicou o que significa a oportunidade da casa própria. “É uma conquista. Eu não tenho palavras para descrever o que eu estou sentindo, estou muito feliz. Eu sonhei anos em ter a minha casa e sair do aluguel para dar uma vida digna para os meus filhos, pois eles são o que eu tenho de mais precioso. Agradeço a Deus e agradeço ao Prefeito por me proporcionar essa conquista.”, concluiu Silvane. Dona Maria Célia, que é aposentada e tem um esposo com deficiência, foi a segunda a ser sorteada e também falou da alegria de conquistar a casa própria “nós esperamos por isso muito anos, é a realização de um sonho. Estou muito feliz!”, disse ela.

 


Busca de Notícias