Toninho Andrada é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios


Com 155 votos, o prefeito de Barbacena, Toninho Andrada (PSDB), foi eleito, no dia 26 de março, o novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). Durante todo o dia, dezenas de prefeitos, associados da instituição, estiveram na capital mineira para votar. A posse da nova diretoria acontecerá no dia 9 de maio, durante o 30º Congresso Mineiro de Municípios, e será composta por trinta diretores regionais, três conselheiros fiscais e três membros suplentes.

A votação transcorreu sem nenhum incidente, e a nova diretoria foi eleita com quase 100% dos votos válidos. Logo após apuração das urnas, o atual presidente da AMM e ex-prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, afirmou a sensação de dever cumprido. 'Nós ainda temos esse processo até o Congresso Mineiro de Municípios, mas já considero uma vitória do movimento municipalista. A Associação é de todos os prefeitos, de todos os municípios e por isso buscamos, desde o início, um consenso com representantes de diversos partidos, representantes de norte a sul de Minas Gerais, assim, sem dúvida alguma, quem tem a ganhar é a AMM e o movimento municipalista', ressalta.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito da AMM, Toninho Andrada falou da sua expectativa para os próximos anos, 'As expectativas são de muito trabalho, a bandeira municipalista requer um alerta permanente. A AMM ao longo dos anos adquiriu a condição de interprete, com muita legitimidade, dessas bandeiras municipalistas e para manter essa bandeira damos sequência ao trabalho que vem sendo feito através dos anos. Também desejo trazer dados novos que a realidade do momento exige, nós contamos com uma equipe de trabalho grande, com os funcionários da entidade e também com os prefeitos que estão aqui legitimando a nossa eleição para o biênio que se inicia', destacou o novo presidente.

O Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, destacou a competência da nova diretoria e falou da satisfação com o resultado, 'A AMM tem partilhado de todas as ações, de todas as causas nobres do parlamento de Minas que se traduzem nas causas do Brasil. Certamente sobre a liderança do nosso amigo Toninho Andrada haverá de prevalecer e eu considero isso um reforço considerável para a causa municipalista'.

O Vice-Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, representou o Governador Antônio Anastásia, relembrou sua convivência com Toninho Andadra na Assembleia Legislativa. 'É uma enorme satisfação ver essa nova diretoria que assume, ela representa todas as regiões do estado, mas capitaneada por homens públicos que tive o privilégio de conviver com eles no parlamento mineiro'.

No início deste ano, em uma chapa suprapartidária, PSDB, PMDB e PT fecharam um acordo para assumir a direção da AMM, e o tucano foi o favorito para encabeçar a chapa única. As candidaturas próprias do PMDB, com o prefeito de Pará de Minas, Centro-Oeste, Antônio Júlio, e do PT, com o prefeito de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Gilmar Machado, foram retiradas. Na ocasião de formação da chapa, Toninho Andrada afirmou que a união dos três partidos poderia ajudar a AMM a conquistar demandas dos municípios que representa. 'O municipalismo, principalmente, vai ser nossa bandeira de luta. Acho que juntando os três partidos vamos ganhar muita força', declarou o tucano.

O Prefeito de Barbacena assume o comando da AMM pelos próximos dois anos. A entidade é uma das mais importantes Associações Municipalistas do Brasil, e representa os 853 municípios do Estado. Nos últimos anos, a AMM tem se destacado no cenário político nacional por defender os interesses municipalistas das cidades mineiras como a nova redistribuição dos Royalties do Petróleo, a discussão de um novo pacto federativo, entre outras bandeiras.

Também estiveram presentes na solenidade de apuração da eleição da AMM, o Deputado Federal Bonifácio Andrada, o deputado estadual Lafayette Andrada e o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que também votou pela capital mineira.

 

 


Busca de Notícias