Saúde Bucal realiza I Semana de Prevenção ao Câncer de Boca


Na quarta-feira, dia 3, o departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Barbacena deu início à  I Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. O evento aconteceu no auditório da Fhemig, onde os dentistas, Dr. Sergio Abalen e Dr. Angelo Meneguin, ministraram uma palestra sobre o tema.

Estavam presentes no evento os dentistas do Programa Saúde da Família (PSF) e do Hospital Regional, dentre outros convidados. A I Semana de Prevenção ao Câncer de Boca faz parte das comemorações pelo dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Para a Dra. Eloah Jay Mar Ferreira Valle, coordenadora da Saúde Bucal da Prefeitura de Barbacena, o objetivo é instruir os dentistas no diagnóstico e tratamento do Câncer de Boca junto à população. “Esta I Semana tem como objetivo alertar os dentistas para a identificação dos fatores de risco por meio do exame clínico oral, que será realizado nas Unidades de Saúde. Assim eles poderão instruir a população na realização do autoexame, o que auxilia no diagnóstico precoce da doença e possibilita um tratamento especializado”, concluiu a Dra. Eloah.

O câncer de boca é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil, ocupando o 7º lugar no país em número de casos diagnosticados. As estimativas do Instituto Nacional do câncer (INCA) apontam que apenas em 2013 serão 14.120 novos casos diagnosticados. O câncer de boca tem incidência maior nos homens, mas o aumento dos casos em mulheres vem sendo observado nos últimos anos. Para lesões iniciais a possibilidade de cura chega a 80%, razão pela qual é importante o diagnóstico precoce por meio do exame clinico.


Busca de Notícias