Cerimônia marca abertura dos Jogos Escolares de Barbacena
Competição reunirá cerca de 900 alunos das redes pública e particular de ensino da cidade


Na noite da última quarta-feira (03/04), aconteceu, no ginásio poliesportivo do Colégio Imaculada Conceição (CIC), a Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Barbacena – JEB 2013. O evento marcou o inicio das competições esportivas, que nesta edição conta com a participação de 36 escolas públicas e particulares de Barbacena. Entre os dias 3 e 19 de abril, o CIC será a sede das competições do JEB e da Copa Barbacena de Futsal, que acontece paralelamente aos jogos escolares.

Em seu discurso de abertura, o vice-prefeito, Mário Raimundo, enfatizou a importância da prática de esportes e desejou boa sorte aos atletas. “Nossa intenção é garantir que o esporte se torne cada vez mais parte da vida dos alunos. Além de ensinar a ganhar e perder, experiências pelas quais passamos ao longo da vida, o esporte tem papel importantíssimo para uma vida saudável”, afirmou o vice-prefeito.

Este ano, as modalidades em disputa são: futsal, voleibol, handebol, basquetebol, vôlei de praia e queimada. De acordo com o Subsecretário Municipal de Desporto, Alaôr Leite de Almeida, cerca de novecentos alunos estão disputando estas modalidades no JEB, estimulando a integração e o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes. “É através do esporte que crianças e jovens constroem valores, conceitos e socializam-se”, concluiu Alaôr Leite, que informou que as equipes vencedoras nos módulos I e II representarão a nossa cidade nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

O aluno do Colégio Aprendiz, Raimundo dos Santos Neto, fez o juramento do atleta em nome de todos os participantes. No ato de compromisso algumas palavras se destacaram, “estão participando alunos com as idades entre 08 e 17 anos nas mais diversas modalidades, levando ás quadras, não só a bandeira de suas escolas, mas também valores educacionais como companheirismo, educação, lealdade, superação e esportividade, ou seja: é o resgate da cidadania através do esporte”, afirmou o aluno.

A Copa Barbacena acontece paralelamente aos JEB’s e é uma promoção da Escola de Esportes Super Craque. Este ano, a cidade participa em duas categorias: estudantil aberto, para alunos com idade superior a 16 anos, e adulto, para os atletas amadores do futsal de Barbacena.

Estivam presentes na cerimônia de abertura o vice-prefeito, Mário Raimundo de Melo, representando o prefeito Toninho Andrada, o Subsecretário Municipal de Desporto, Alaôr Leite de Almeida, o Comandante da Guarda Municipal, Adilson Domingos e o subcomandante, Itamar de Souza, a representante do Colégio Imaculada Conceição, Irma Márcia, a Secretária Especial de Integração Social, Irene Kilson, o Assessor de Imprensa do SAS, Beto Santos e o coordenador do cerimonial do gabinete do prefeito, Reynaldo Freitas Oliveira, além de pais de alunos, professores e delegações das escolas participantes.

Após o encerramento da solenidade de abertura do JEB 2013 e da Copa Barbacena de Futsal, aconteceu a primeira partida de voleibol feminino do módulo II entre a Escola Estadual Professor Soares Ferreira e a Escola Estadual João Anastácio (Polivalente). A equipe do Polivalente venceu por 2 sets a 0.


Busca de Notícias