Encontro do Agronegócio discute estratégias para o desenvolvimento local


A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por intermédio da Subsecretaria do Agronegócio, realizou na última quinta-feira (4), em Barbacena, o Encontro Microrregional do Agronegócio da Mantiqueira. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e representantes de cooperativas, associações e sindicatos rurais, das 17 cidades que compõe a Associação dos Municípios as Mantiqueira (AMMA), participaram do Encontro, que faz parte do Programa de Municipalização do Agronegócio – PMA.

O evento faz parte de uma série, que está programada em diversas regiões mineiras ao longo do ano e tem por objetivo a valorização do papel das lideranças e dos executivos municipais no apoio ao desenvolvimento da agropecuária local. “O objetivo é a aproximação com os municípios, com as lideranças locais, com os agricultores, produtores, representantes dos sindicatos, do setor privado, da agroindústria, dos agentes de financiamento, para que possamos intensificar e promover ações conjuntas em prol do desenvolvimento. A ideia é melhorar a renda dos agricultores, principalmente dos agropecuaristas, fortalecer as cooperativas e, possivelmente gerar o aumento de emprego e renda na região”, concluiu o Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Walter Antônio.

Durante o Encontro foram apresentadas diversas propostas para equipar e instrumentalizar as prefeituras. O propósito é fortalecer o sistema de assistência técnica local, o sistema de acesso às tecnologias, acesso aos programas e às linhas de crédito.

O vice-prefeito Mário Raimundo destacou a importância de levar informação e conhecimento aos pecuaristas e produtores. “Essas discussões são muito relevantes para Barbacena, que tem uma agricultura forte e uma agropecuária significativa no cenário mineiro e nacional. Um evento como este traz não só estimulo, mas também condições para avanços e resultados positivos”, disse o vice-prefeito.

Segundo o secretário executivo da AMMA, Manoel José Rettore Cabral, o Encontro foi um sucesso. “Tivemos a adesão de mais de 70 pessoas das cidades que compõe a Associação, e isso revela a importância da iniciativa de levar desenvolvimento e conhecimento para a área técnica da nossa produção rural”, afirmou Manoel.

Quem também estava presente no evento é o Secretário Municipal de Agricultura Getulio Paes Fortes Feles. Ele afirmou que esse tipo de iniciativa precisa ser mais recorrente, porque “é muito importante colocar em pauta as discussões sobre a produção de leite, carne, gado, cachaça artesanal em nossa região. Isso é um incentivo aos pequenos produtores”, afirmou Getulio. 


Busca de Notícias