Dia Mundial da Saúde é comemorado na Praça


O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, realizou, na manhã do último dia 6, uma ação multidisciplinar de prevenção, promoção e assistência à saúde humana, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. O evento aconteceu na Praça dos Andradas, das 9h ao 12h, e mobilizou mais de 80 funcionários, entre enfermeiros, técnicos, psicólogos, auxiliares na área de assistência social, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e odontólogos.

Quem esteve na Praça recebeu orientação sobre como se prevenir de doenças como diabetes e hipertensão, escovação e tratamento bucal, instruções de combate à dengue, além de distribuição de materiais informativos. A dona de casa, Vanderléia da Silva, do bairro Caiçara, elogiou a iniciativa. “Esse tipo de ação é muito boa para a população, principalmente para quem trabalha a semana toda e não consegue ir ao Posto de Saúde receber orientações e ser informado sobre medidas preventivas de várias doenças”, disse a dona de casa. O senhor José Jorge, do Bairro Jardim, destacou a facilidade de contato com os enfermeiros. “Em alguns casos, as pessoas tem receio de ir ao médico, ao Posto de Saúde ou ao hospital. Aqui na Praça todos ficam à vontade, os enfermeiros são receptivos, a forma de abordagem é diferente e assim facilita a conversa”, concluiu o aposentado.

A coordenadora dos NASF’s do Santa Efigênia, Santa Cecília e Vilela, Andrea Boëchat, falou sobre o objetivo da ação e agradeceu o apoio das equipes do NASF e PSF e à Prefeitura Municipal. “Cuidar da saúde não é ir a uma unidade e tratar sua doença. Saúde também é prevenir. O intuito dessa ação é exatamente esse, mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção dentro da saúde do cidadão”, afirmou Andrea, que completou, “Nós da organização ficamos muito satisfeitos com a adesão dos barbacenenses e aproveitamos para agradecer a participação e o apoio da Equipe de Saúde e da Prefeitura”.


Busca de Notícias