Secretaria Municipal de Saúde desenvolve novas estratégias de combate à dengue


Como grande parte dos municípios do estado, os casos de dengue em Barbacena tem crescido. Para contornar a situação e resolver o problema da cidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou mais 30 novos agentes para colocar em campo. Além disso, estratégias, como palestras educacionais, mutirões e visitas, têm sido utilizadas no combate ao mosquito.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o índice de infestação na cidade é de 3,98%. “Foram detectados, até o momento, 274 focos do vetor – mosquito Aedes aegypti – em um levantamento feito nos 15.862 imóveis inspecionados”, afirmou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Madalena Mattos Orempuller.

A Coordenadora ainda explicou como é realizada a divisão dos trabalhos, para atender melhor a população. “Três agentes de campo aplicam larvicida, quando indicado, três supervisores inspecionam os trabalhos nos distritos sanitários, e um supervisor geral planeja ações e atende reclamações e chamados mais urgentes de moradores. O restante da equipe vai até as casas, inspecionam o local, instruem os moradores e tomam as medidas cabíveis, quando necessário”, concluiu ela.

Até o momento foram notificados 42 casos suspeitos na cidade. Palestras educativas fazem parte do programa de combate à dengue, e acontecem, principalmente, nas escolas. Mutirões e eventos em locais públicos também fazem parte da programação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os trabalhos de controle da dengue devem ser constantes e intensivos ao longo de todo o ano, especialmente nos meses entre janeiro e maio, quando a incidência de números de casos aumenta.

O relatório com os números da dengue em Minas Gerais, divulgado na ultima sexta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta um crescimento de mais de 13 mil casos confirmados em uma semana. De acordo com a SES, já são 77.726 ocorrências em 2013. Na última semana, o balanço apontava 64.238 casos em Minas Gerais.


Busca de Notícias