Campanha anti-rábica começa hoje


Entre os dias 2 de maio e 4 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza a Campanha Anti-Rábica Animal. O setor de Zoonoses da Prefeitura ressalta a importância da ação, já que a raiva não tem cura e pode matar tanto o animal que adquiri a doença quanto a pessoa que seja infectada pela mesma.

Na zona urbana, as atividades acontecerão durante todo o mês de maio, em um posto montado no setor de Zoonoses, das 14h às 17h. No dia 25 de maio, dia D, a vacinação acontecerá em vários postos do município, das 8h às 17h. Na área rural, a Campanha acontece durante todo o período. Nos distritos, a vacinação acontece no dia 18 de maio.  Para realizar a imunização basta apenas o proprietário levar o animal até o posto mais próximo.

Sintomas da raiva em animais:

- O animal infectado não consegue beber água e nem se alimentar direito

- Agressividade além do normal

- Salivação em excesso

A transmissão da raiva para seres humanos pode ocorrer por meio da mordida do animal contaminado ou pelo contato da saliva com a pele ferida da pessoa. Não existem contra indicações para a vacina contra a raiva, animais a partir dos três meses de idade devem ser imunizados todo ano, não importando o fato de estarem gestantes, doentes ou amamentando.


Busca de Notícias