Campanha de orientação contra a violência sexual


“Juntos Contra a Violência Sexual” é o tema da campanha de conscientização que a Prefeitura Municipal de Barbacena, por intermédio da Secretaria Municipal de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS) e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), vai realizar no dia 18 de maio, na Praça dos Andradas, centro da cidade, de 9h ás 12h. O objetivo é conscientizar a população barbacenense sobre a importância de se denunciar o abuso, a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Psicólogos, Assistentes Sociais, Advogados, Educadores e diversos profissionais estarão presentes no evento distribuindo folders informativos e orientando a população sobre o tema. Também estão programadas várias atividades para as crianças.

Com o slogan “Quebre o Silêncio, Denuncie” a campanha vai continuar nas escolas da cidade durante todo o mês de maio.

Como denunciar casos de violência sexual

É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar. Essa é a única forma de ajudar esses meninos e meninas.

Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil:

Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias.

Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.


Busca de Notícias