Prefeitura Municipal de Barbacena promove palestra em parceria com o CREAS


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS), em parceria com o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), realiza, no próximo dia 16 de maio, uma palestra com o tema: “Possibilidade e dasafios da Proteção Social Especial nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)”. O evento acontece no auditório da Faculdade de Medicina, às 19h, a palestra será ministrada por Deborah Akerman, mestranda na UFSJ e especialista em gestão de assistência social pela Fundação João Pinheiro.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se numa unidade pública estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

O objetivo é ofertar ação de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e a adolescentes autores de ato infracional. Para tanto, deverá organizar atividades e desenvolver procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação protetiva da família, inclusive no que tange a orientação jurídico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos.


Busca de Notícias