Começa 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena
Solenidade aconteceu no final da tarde de ontem e reuniu autoridades, produtores e população


Ontem, 15 de maio, o Parque de Exposições “Senador Bias Fortes”, foi palco da abertura oficial da 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena. O evento, que se estende até domingo, dia 19, promete superar em organização, participação e programação.

Estavam presentes na solenidade, o prefeito Toninho Andrada, o Secretário Estadual de Agricultura, Elmiro Nascimento, o Deputado Estadual, Lafayette Andrada, o Secretário Municipal de Agricultura, Getúlio Feres, o Presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Amarílio Andrade, a equipe de governo, servidores, vereadores, os prefeitos de Antônio Carlos, Raimundo Nonato Marques, de Paiva, Jair Toledo de Paiva, de Ressaquinha, Denílson Alberto da Cruz, de Santa Bárbara do Tugúrio, Vicente Paulo da Silva e o de Santa Rita de Ibitipoca, José Resende Nogueira, além de estudantes e população em geral. Logo no início da cerimônia, uma apresentação da Companhia Elas Por Elas e dos alunos do curso de Teatro e Canto do Espaço Rotunda, com a performance do Hino Nacional, emocionou a todos.

Em seu discurso, Toninho Andrada enfatizou que a 46ª Exposição já começa batendo um recorde, “pela primeira vez na história de Barbacena, nós temos mais de mil animais sendo expostos em todos os dias de festa”, afirmou ele, que ainda destacou o esforço realizado pela Prefeitura para oferecer uma festa no nível em que Barbacena merece. “Estamos a quase 60 dias fazendo uma reforma relâmpago, porque, infelizmente, o Parque estava abandonado, destruído. Enfrentamos dificuldades financeiras, mas priorizamos este trabalho, porque entendemos que a exposição é um resgate, não só dos nossos produtores e criadores, que têm uma qualidade muito grande com repercussão a nível estadual e nacional, mas porque a Exposição representa também uma potencialidade no aspecto econômico, atraindo turistas e movimentando hotéis, bares e restaurantes”, concluiu o Prefeito.

O Secretário de Agricultura do Estado, Elmiro Nasciemnto, falou sobre a capacidade agrícola de Barbacena. “Barbacena é um município altamente produtor, a produção é muito diversificada e, logicamente, vai aumentar cada vez mais. O Prefeito está imbuído no propósito de integrar cada vez mais os produtores com sindicatos, associações e com o estado, para que, de mãos dadas, nós possamos reerguer a economia do município e consolidar a produção”, afirmou o secretário, que completou “o governo de Minas está pronto para ajudar Barbacena. O prefeito Toninho Andrada tem uma credibilidade muito grande com o Governador Anastasia, que por sua vez tem um amor e uma dedicação muito grande com Barbacena, que representa muito no contexto do agronegócio. E nós estamos lá para ajudar a desenvolver e dar uma dimensão maior ao nosso produtor”, finalizou.

Maria da Glória Bittar de Castro, presidente da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), e o Secretário de Agricultura do município, que estão à frente da organização do evento, destacaram a importância da Exposição para a cidade e falaram sobre o trabalho de resgate de Barbacena como pólo industrial e agropecuário.

Quem também deixou sua palavra foi o Presidente da Câmara Amarílio Andrade. Visivelmente impressionado, Amarílio afirmou que “estamos vivendo um período de renascimento do momento da Exposição, do momento em que Barbacena passa a ter novos ares, novas perspectivas. É disso que Barbacena precisa, acreditar em um futuro melhor, na certeza de que dias melhores virão, a exemplo do que estamos vendo hoje na abertura da Exposição”, disse o Presidente da Câmara.

Conforme destacou o Prefeito, cerca de mil animais estão participando do evento, com destaque para os cavalos da raça Campolina, gado Holandês e Jersey, ovinos e caprinos. Renato Laguardia, Presidente do Sindicato Rural de Barbacena, parabenizou o Governo municipal, a AGIR e a Secretaria de Agricultura, e afirmou que o apoio do Prefeito é fundamental para que os produtores continuem nessa luta.

Após a abertura oficial da Expo 2013, o prefeito Toninho Andrada fez a abertura do Concurso Leiteiro e da Feira de Produtores Ruais, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura. Durante o evento, nove produtores da região receberam os certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A programação de shows da 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena começa hoje. As principais atrações são o cantor Naldo, as duplas Victor e Leo e Zezé Di Camargo e Luciano e o sertanejo Sérgio Reis. Menores de 18 anos só entram na área de shows acompanhados pelos pais ou responsáveis. O Parque estará aberto a visitações de forma permanente e gratuita, com acesso à exposição de animais, às barracas de alimentação, parque de diversões e shows de rodeio, que acontecerão sempre às 20h. Só serão cobradas as entradas para o espaço de shows. O valor é de R$20,00 pelo convite individual e R$50,00 pelo passaporte para os três dias.


Busca de Notícias