Encontro reúne secretários da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena


Na manhã do dia 16 de maio, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, juntamente com Superintendência Regional de Ensino, reuniu os secretários de Educação dos municípios de Alto rio Doce, Barroso, Bias Fortes, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Mercês, Oliveira Fortes, Paiva, Piedade do Rio Grande, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana do Garambéu, São Vicente de Minas e Senhora dos Remédios, para  apresentação da II CONAE 2014.

A IICONAE2014 será o espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontarão renovadas perspectivas para a organização da educação nacional ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado da educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados.

O Secretário Municipal de Educação iniciou a reunião esclarecendo os objetivos do encontro e a importância do envolvimento de todos os municípios que anseiam uma educação de qualidade para a sociedade brasileira. Ele também orientou quanto a realização da Conferência Municipal de Educação no município.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 27 de maio, 6 de junho, e 15 e 16 de agosto. Em maio acontece o encontro municipal, em junho o Intermunicipal Micro, com a participação de 23 municípios, e em agosto o Intermunicipal Macro, com a participação de 100 municípios.

A Diretora da Superintendência de Ensino de Barbacena, Isabel Paixão Andrade Fernandes, confirmou o compromisso e responsabilidade
de todos  nesse momento democrático de participação social que é a Conferência Municipal de Educação de 2014. Ela ressaltou ainda que os profissionais da Educação tem o direito de discutir e refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira.

Em seguida, a Coordenadora da CONAE2014, em Barbacena, Ana Lúcia Dias, apresentou detalhadamente os procedimentos para operacionalização da CONAE2014  nos municípios.

Ao final da reunião, Emiliano Furtado agradeceu a presença de todos e salientou que este é o espaço aberto para que todos os setores e segmentos sociais envolvidos com a educação possam construir com proposições para a construção do plano Municipal e Nacional de educação.


Busca de Notícias