Projeto ‘Livro pra Ler, Cidade pra Conhecer’


Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante no processo de leitura das crianças, a Escola Municipal Crispim Bias Fortes criou o projeto “Livro pra Ler, Cidade pra Conhecer”. O projeto consiste em unir o prazer da leitura ao de conhecer a sua cidade, o lugar onde vive sua história, suas atrações turísticas, bem como seus distritos.

O objetivo primordial é desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito de leitura, proporcionando a interatividade dos alunos e professores com as literaturas infantis, infanto-juvenis e clássicas, despertando o gosto pela leitura e a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

O desenvolvimento do projeto parte da ideia de ler em vários lugares, e para isso a escola quinzenalmente realiza vários passeios, levando os alunos para ler numa atração turística da cidade bem como em seus distritos.Tendo como a idealizadora a professora Eliane Rocha e co- autora as professoras: Marlene Carvalho Neves, Aline Oliveira , Daniela Correa , Kátia Estevam e a Diretora Claudia Araújo, o projeto consiste em conhecer a atração turística, seu valor para a cidade e a partir desse momento relacionar esse lugar ao hábito da leitura.

Para a idealizadora do Projeto, a principal função da escola, que é de formar sujeitos sociais, implica em garantir uma ação educacional voltada para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, da sua capacidade de interpretar e produzir, para que ele se torne capaz de ler e pronunciar o mundo. “A Ideia é motivar os alunos a se tornarem leitores ativos e protagonistas de sua história. O projeto além de ser interdisciplinar, tem toda uma vocação para sustentabilidade”, afirmou ela.

Em visita, o subsecretário de assuntos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e Coordenador Geral do Programa Educacional Escola Legal, Bruno Simões Coelho, avaliou e parabenizou a Escola pela iniciativa em desenvolver e ampliar conhecimentos através de uma nova perspectiva de leitura.

Confira os locais das próximas visitas:

29 de maio – Fazenda do Registro Velho 

07 de junho – CEFEC 

21 de junho - EPCAR 

05 de julho - Igrejas da cidade

09 de agosto – Museu Casa de Marcier 

23 de agosto - Sericícola 

06 de setembro – Hotel Senac Grogotó 

20 de setembro – IFET

04 de outubro – Festa das Rosas

18 de outubro - 9º Batalhão de Polícia Militar 

08 de novembro - Prefeitura Municipal de Barbacena e Palácio da Revolução Liberal


Busca de Notícias