Exposição Agropecuária é sucesso e público supera expectativa
Produtores e criadores da cidade e região participaram do evento


A 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena, encerrada no último domingo, 19, foi um sucesso. No palco, shows de altíssima qualidade animaram o público. No parque, exposição das raças campolina, dos gados das raças Holandês e Jersey, dos ovinos e caprinos e o Torneio Leiteiro, envolveram produtores, criadores e população.

A Expo 2013 teve seu início marcado por uma apresentação da Companhia Elas Por Elas e dos alunos do curso de Teatro e Canto do Espaço Rotunda, com a performance do Hino Nacional, e contou com a presença  do prefeito Toninho Andrada, do Secretário Estadual de Agricultura, Elmiro Nascimento, do Deputado Estadual, Lafayette Andrada, do Secretário Municipal de Agricultura, Getúlio Feres, do Presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia, do Presidente da Câmara dos Vereadores, Amarílio Andrade, além da equipe de governo, servidores, vereadores e prefeitos da região.

Com organização, segurança e conforto, os cinco dias de festa superou todas as outras exposições. Durante as apresentações artísticas, o público compareceu e curtiu a noite com alegria, descontração e disciplina. A proposta da Exposição este ano foi de resgate da cidade como polo industrial, agropecuário e artístico. E foi assim que aconteceu. Em um processo de revitalização, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) brindou o público com uma festa inovadora.

Para Cristina Araújo Carvalho, Diretoria de Turismo e Eventos, o evento foi resultado de um trabalho em equipe. “A AGIR se esforçou para produzir um evento à altura de Barbacena. A festa foi incrível. Há muitos anos a prefeitura não promovia uma festa desse porte com tanto sucesso”, afirmou Cristina.

Além dos shows principais, a Expo 2013 contou com shows regionais em todas as noites, proporcionando mais tempo de diversão ao público. Durante o dia, a qualidade técnica dos animais tornou a Exposição mais atraente e, os julgamentos mais difíceis para os juízes. Muitos dos animais que sagram campões nos julgamentos da Exposição são cotados a serem vencedores de campeonatos em nível nacional, o que demonstra o alto nível do evento. Mais de mil animais vindos de diversos estados do Brasil abrilhantaram a festa, o que chamou a atenção do público, que assistiu os julgamentos como não fazia há algumas Exposições.

Outra novidade da 46ª Exposição Agropecuária foi a Feira de Produtores Rurais, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura. Durante o evento, nove produtores da região receberam os certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Muitos produtores aproveitaram o espaço para apresentar e comercializar seus produtos.

O Presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia, agradeceu o apoio da Prefeitura, da AGIR e de todos os outros órgãos que participaram da organização e afirmou que “a 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena foi sucesso total e absoluto em todos os sentidos. Começando pela quantidade de animais que vieram de todas as partes do Brasil inteiro. Para nós, do Sindicato Rural, que ajuda na organização, é motivo de muita alegria, de muita satisfação, uma sensação de dever cumprido”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, e Presidente do Clube do Cavalo, Getúlio Paes Fortes Feres, destacou o resgate promovido pela Exposição. “Conseguimos dar à Exposição a cara do Agronegócio. Acho que o evento surpreendeu a todos. As parcerias foram fundamentais e tivemos um apoio muito grande do prefeito Toninho Andrada. Na área do Cavalo Campolina, que também sou o responsável, estreamos com seis juízes. Um julgamento novo que foi testado em Barbacena, e fomos escolhidos pelo peso e a grandiosidade de nossa Exposição. O número de animais, como sempre, surpreendeu”, concluiu Getúlio.


Busca de Notícias