Seminário debate Igualdade Racial


No último sábado, 25, a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Integração Governamental para a Promoção Humana (SIGA), promoveu o 1º Seminário Municipal da Gerência de Igualdade Racial: Escravidão á Liberdade. O evento, que faz parte do projeto Datas Comemorativas e Memorativas, promovido pela Gerência de Igualdade Racial, aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC), em alusão ao 13 de maio e ao Dia da África.

Participaram da mesa dos trabalhos o vice-prefeito Mário Raimundo de Melo, representando o prefeito Toninho Andrada, a secretária SIGA, Rita Candian, o secretário Municipal de Governo e Coordenação Política, José Augusto de Oliveira Penna Naves, as vereadoras Ângela Kilson e Gracia Araújo, o gerente de Igualdade Racial da SIGA, Ângelo José Sátyro de Souza e a palestrante Cristiane Sobral.

Quem abriu o Seminário foi a secretária Rita Candian. Em seguida, aconteceu o pronunciamento das autoridades. O encerrando foi com uma palestra ministrada pela atriz, escultora, escritora e arte-educadora de Brasília (DF), Cristiane Sobral, que também lançou o livro “Não Vou Mais Lavar os Pratos”, de autoria própria.

O seminário discutiu a participação dos negros no sistema escravista, considerados os pés e mãos dos senhores de escravos, além de focar o processo histórico de libertação dos negros brasileiros, culminando na abolição da escravatura. A ideia é entender o Brasil atual e a proposição de políticas públicas específicas e programas de ações afirmativas voltadas, em especial, para a comunidade negra brasileira.

O vice-prefeito destacou a relevância do evento “é essencial debatermos este assunto e políticas publicas que o dizem respeito. É um momento ímpar, porque traz a Barbacena pessoas de competência e projeção nacional para tratar de uma tema tão importante, que é a consciência negra em nossa sociedade”, afirmou Mário Raimundo.

Para Rita Candian, a importância e objetivo principais do evento é iniciar as discussões sobre a promoção da igualdade racial. “O tema é novo em nosso país, há dez anos a questão começou a ser comentada. Durante este seminário tivemos a oportunidade de ouvir pessoas altamente capacitadas sobre este grande problema e entender a necessidade de existir essa igualdade racial”, afirmou a secretária.

A palestrante Cristiane Sobral destacou que o objetivo da palestra foi “contribuir para entendimento do assunto, apresentado os caminhos da literatura negra na atualidade e divulgando de que maneira os autores negros se posicionam frente ao tema”. A escritora ainda comentou: “Eu, como membro da Academia de Letras do Brasil, estou trazendo uma informação bastante atual em relação ao universo dos escritores negros e apresentando este universo através da minha escrita”, disse ela. Cristiane Sobral debate sobre o tema igualdade racial e sobre a literatura negra em seu blog: cristianesobral.blogspot.com.br.


Busca de Notícias