Mutirão de Exames Laboratoriais reduz fila e realiza centenas atendimentos


Terminou hoje, sexta-feira, o 1º Mutirão do Laboratório Municipal de Barbacena. Os procedimentos foram executados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e distritos da cidade e cumpriram o objetivo de exterminar as longas filas de espera por exames no Centro Ambulatorial. Durante os oito dias de trabalho, mais de 800 pessoas foram atendidas.

De acordo com a Coordenadora do Laboratório, Dra. Marcela Fonseca, a demanda foi de 100 pacientes/dia, e o sucesso da ação refletiu na organização de um segundo mutirão, que será realizado entre os dias 15 e 23 de julho. “O apoio e comprometimento de enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos de laboratório de análises clínicas foram fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho. Fizemos o mutirão nas UBS’s, mas o Laboratório do Vilela continuou em funcionamento, atendendo também a uma média de 100 pacientes por dia”, afirmou Marcela Fonseca.

A Unidade Básica de Saúde do Santa Cecília bateu o recorde em atendimento, e recebeu cerca de 120 pacientes por dia.  A Coordenadora do Laboratório destacou que a ação atingiu sua finalidade principal, melhorando o fluxo do atendimento. Ela explicou que o mutirão foi uma forma encontrada para minimizar alguns problemas na saúde. “Resolvemos investir nesta ideia de mutirão e isso mostrou resultado. Humanizar o atendimento na saúde é terminar com filas como essas”, finalizou a Coordenadora.

Edinéia de Oliveira, moradora do Santa Cecília, aprovou a iniciativa e destacou a praticidade do serviço.  “Gostei muito da ação, porque facilita o acesso aos exames para nós, usuários, e desafoga o Laboratório, é muito prático”, concluiu a dona de casa.

O 2º Mutirão do Laboratório Municipal acontecerá na sede das Unidades Básicas de Saúde das seguintes localidades:

Local

Data

Unidade Funcionários

15 de julho

Unidade Santo Antônio

16 de julho

Unidade do CAIC

17 de julho

Unidade Guido Roman

18 de julho

Unidade Senhora das Dores

19 de julho

Unidade Grogotó

22 e 23 de julho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale lembrar que somente os pacientes pertencentes às comunidades citadas acima serão atendidos, desde que apresentem os exames devidamente autorizados e portem documento de identificação com foto. As coletas serão realizadas no período da manhã, com inicio ás 7h.

Para outras informações, procure uma das Unidades de Saúde mencionadas ou o Laboratório Municipal, das 13h às17h, ou ligue para (32) 3339-2109.


Busca de Notícias