Formação Continuada de Professores Alfabetizadores


A Prefeitura Municipal de Barbacena através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto desenvolve a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo apoiar todos os educadores que atuam neste ciclo, incluindo os  das turmas multisseriadas , a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais,  as referências curriculares e pedagógicas,  e a desenvolverem as ações desse Pacto.

A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores utilizará material próprio a ser fornecido pelo MEC a todos os orientadores de estudo e professores alfabetizadores cursistas.

O Programa será ofertado de forma presencial, com duração de:

 

I - duzentas horas anuais, incluindo atividades extraclasse, para os orientadores de estudo; e

II - cento e vinte horas anuais, incluindo atividades extraclasse, para os professores alfabetizadores.

A Formação Continuada dos Orientadores de Estudos é ofertada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e é  ministrada, posteriormente  aos professores alfabetizadores que, por sua vez, são lotados na rede municipal de ensino de Barbacena.

 

Sendo assim, o município de Barbacena reafirma e amplia o compromisso de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3o ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico, que passa a abranger:

I - a alfabetização em língua portuguesa e em matemática;

II - a realização de avaliações anuais universais, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  - INEP, para os concluintes do 3o ano do ensino fundamental;

As ações do Pacto tem por objetivos:

I - garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3o ano do ensino fundamental;

II - reduzir a distorção idade-série na Educação Básica;

III - melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação  Básica (IDEB);

IV - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores;

V - construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.

As ações do Pacto compreendem os seguintes eixos:

I - formação continuada de professores alfabetizadores;

II - materiais didáticos, literatura e tecnologias educacionais;

III - avaliação e;

IV - gestão, controle e mobilização social.

O eixo avaliação caracteriza-se por:avaliação do nível de alfabetização, mediante a aplicação anual da Provinha Brasil aos estudantes das escolas participantes, pelas próprias redes de ensino, no início e no final do 2o ano do ensino fundamental.

Por ser um programa de alta qualidade, profissionais que não atuam no ciclo de alfabetização e técnicos em educação aderiram ao programa como ouvintes.


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