Projeto desperta interesse pelo esporte e descobre novos talentos


Cerca de 420 alunos da rede municipal de ensino de Barbacena participaram da primeira fase do Programa Atleta na Escola, do Governo Federal. A competição aconteceu hoje, 21, na pista de atletismo do Instituto Federal – campus Barbacena.

A etapa escolar, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto, foi organizada pelo subsecretário Alaôr Leite e pelo coordenador de Desporto, Tarcísio Ferreira, e teve a adesão de 14 escolas. Os principais objetivos do Programa são: a democratização do acesso ao esporte, o incentivo da prática esportiva  na escola e a identificação e orientação dos talentos escolares.

Para a professora de Educação Física da Escola Municipal Prof. Cel. Camilo Gomes de Araujo, Silvia Helena Barbosa, a iniciativa é louvável. “É muito bom ver as nossas crianças envolvidas em práticas esportivas que buscam, sobretudo, a inclusão social, a criação de valores, o desenvolvimento de talentos e a paixão por outros esportes”, afirmou Silvia.

Neste ano o atletismo é o esporte trabalhado pelo programa, em provas de velocidade, como os 100 metros rasos, e também o salto em distância. A diretora da Escola municipal Oswaldo Fortini, Irani Moreira, destacou que “o Programa ajuda o aluno em todos os sentidos. Além do desenvolvimento físico, temos o desenvolvimento pessoal, que é muito importante para a convivência em sociedade”.

Alaôr Leite ressaltou o caráter inclusivo do Programa. “O que nós queremos com esse trabalho é despertar o interesse dos jovens para o esporte e apresentá-los a outras modalidades, como uma opção favorável à educação de qualidade”, disse o subsecretário.

O Programa Atleta na Escola é composto por quatro etapas: escolar, municipal-regional, estadual e a nacional, que neste ano será realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) através dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre em setembro.

A fase escolar é o grande desafio do projeto, pois a estimativa é que mais de 5 milhões de estudantes de 12 a 17 anos, de todo o Brasil, participem.


Busca de Notícias