Seminário define membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador


Com o objetivo de deliberar ações relacionadas à saúde do trabalhador em Barbacena, será eleita hoje, dia 26, a nova composição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST). O evento acontece no salão do Hotel Máster Plaza até às 18 horas.

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) está prevista em lei e tem como atribuições: Elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador (art.15, VI); Participar da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho (art.16,II,d); Participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho (art.16,V).

Durante o evento, representantes da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, de sindicatos, hospitais, associações, e da Epcar, participaram de palestras e debates de sensibilização a respeito da saúde do trabalhador.

De acordo com a Gerente do CEREST, Ana Paula da Silva, a Comissão tem o dever de assessorar o Conselho Municipal de Saúde (CMS) no acompanhamento dos temas relativos à saúde do trabalhador. “O objetivo desta Comissão é fazer com que trabalhadores e empregadores estejam presentes nas decisões que contemplem saúde do trabalhador no município de Barbacena”, afirmou a Ana Paula. Segundo ela, a formação da Comissão é fundamental para aproximar trabalhadores e empregadores do sistema de saúde, facilitando, assim, a resolução de possíveis problemas.

Entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.


Busca de Notícias