Pesquisa qualitativa avalia ações do governo municipal


 

Pesquisa realizada pela empresa Urbandata, contratada pelo Jornal Praça Pública e publicada na edição de número 54  do semanário, avaliou as ações do governo municipal nos primeiros cinco meses de gestão. O total de entrevistas válidas foi de 766, para uma margem de erro de 3.5%. De acordo com a pesquisa realizada no dia 16 de junho, a gestão do Prefeito Toninho Andrada, nestes cinco meses iniciais, foi considerada ótima/ boa por 29.8%, regular para 41.6%,  ruim/péssima para 24.8% e o restante não respondeu. A promoção do carnaval teve avaliação positiva de 48.9% dos entrevistados,  27.6% reprovaram  e 23.5% não opinaram. A Festa da Exposição teve 59.4% de aprovação, com 13.3% de avaliação negativa.

Segundo ainda a pesquisa, 54.2% consideraram bom o serviço de coleta de lixo, com 25.3% para regular e 17,1% ruim. Outro aspecto avaliado foi a atuação do governo municipal na crise de abastecimento de água com a contaminação por óleo do rio das Mortes, sendo que 24,9% dos entrevistados consideraram ótima a reação da Prefeitura, 43.2% consideraram boa, 16.5% acharam regular e 7.5% julgaram ruim ou péssima. A pesquisa avaliou também os serviços públicos municipais, que foram reprovados por 57.6% da população. 24.4% consideraram os serviços regulares e 16.3% aprovaram. O trânsito da cidade foi considerado bom para 16.3% dos entrevistados, com 24.4% de regular e 57.6% de ruim.

O levantamento também apurou quais os setores a Prefeitura Municipal deve dar prioridade nas suas ações: saúde (24.8%), educação (19.6%), combate as drogas (17.4%), geração de empregos (16.9%), segurança (10.2%) e assistência social (3.0%). 

O Prefeito Toninho Andrada comentou a pesquisa e fez avaliação positiva. 'Estamos iniciando nosso trabalho, e neste período não implementamos nenhuma medida de maior alcance, com as nossas atividades restritas à organização da máquina administrativa e equacionamento das dívidas herdadas', disse.

E concluiu que 'a aprovação imediata de quase 30% da população e mais de 40% considerando regular nossa ação criam um quadro de expectativa positiva que revela que estamos no caminho certo'.

O vereador Odair Ferreira, Líder do Governo no Legislativo Municipal, também gostou dos números da pesquisa, e avaliou que 'em todas as ações de maior envergadura que a Prefeitura tomou a aprovação foi alta, como o Carnaval, Exposição  e crise de abastecimento de água'.

 


Busca de Notícias