Conferência Intermunicipal de Cultura em Barbacena
Políticas públicas de incentivo à cultura estão na pauta


Barbacena é a sede da III Conferência Intermunicipal de Cultura, no próximo sábado, dia 29 de junho e  já tem confirmada a participação de quinze municípios: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barroso, Bias Fortes, Carandaí, Ibertioga, Itutinga, Oliveira Fortes, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana do Garambéu, Santos Dumont, Senhora dos Remédios e Barbacena. O evento acontece na  Universidade de Música Popular-Bituca, na Sericícola, a partir das 8h, e é etapa integrante  da 3ª Conferência Nacional de Cultura, em novembro. 

“Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura” é o tema da Conferência. A proposta está em consonância com a atual política governamental, que reconhece os direitos dos cidadãos ao acesso a bens culturais, ao patrimônio cultural material e imaterial. Tais direitos se fundamentam nos artigos 215, 216 e 216-A, da Constituição Federal de 1988, e no disposto no Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura, aprovado pela Portaria n° 33, de 16 de abril de 2013, do Ministério de Estado da Cultura.

A Conferência se constitui sobre quatro eixos: Eixo 1: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Eixo 3: Cidadania e Direitos Culturais; Eixo 4: Cultura e Desenvolvimento. Cesária Macedo, do Ministério da Cultura - representação em Minas Gerais,   participa das discussões, assim como Talles Lopes,  do rede de coletivos Fora do Eixo e Rede Brasil de Festivais, e Fred Maia,  redator do atual Sistema Nacional de Cultura.

Várias propostas serão debatidas, entre elas,  a cultura local nos seus aspectos de identidade, memória e produção simbólica; estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura, em nome do desenvolvimento sustentável;   intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, pela diversidade de expressões e pelo pluralismo das opiniões;  facilitar o acesso aos meios de produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais; contribuir para a integração das políticas públicas locais que apresentam interface com a cultura, entre outros.

Pode participar do evento maiores de 16 anos, artistas, agentes culturais, representantes de órgãos públicos ou de instituições ligadas ao segmento cultural. O objetivo maior é planejar e organizar a elaboração e implementação do Plano Intermunicipal de Cultura m Barbacena.

A participação dos cidadãos nas decisões governamentais é, hoje, um dos pilares da política cultural, pela criação do Conselho Nacional de Política Cultural e por conferências nacionais de cultura, realizadas em 2005 e 2010. Caberá aos participantes da III Conferência Intermunicipal de Cultura de Barbacena eleger os delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura. A eleição será realizada em plenária, conforme critérios definidos no Anexo III da Portaria nº 33 de 16 de abril de 2013, do Ministério da Cultura.

A coordenação e a organização do evento estão sob a responsabilidade do Diretor de Cultura e Turismo da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região – AGIR, Frederico Furtado. Mais informações: www.barbacena.mg.gov.br ou pelo telefone (32) 3339-2070. Link  para inscrição: http://migre.me/f50q8

Realização: Prefeitura Municipal de Barbacena; Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR. 


Busca de Notícias