Gestores de Cultura participam de capacitação


Após receber encontro do processo de Capacitação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e ser sede da III Conferência Intermunicipal de Cultura, Barbacena recebe o Curso de Formação e Qualificação de Gestores. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Sebrae, a capacitação é parte do Programa ‘Minas Território da Cultura’.

Com carga horária de 32 horas, o curso acontece entre os dias 1º e 5 julho e será dividido em dois módulos: ‘Identificando os Universos da Cultura’ e ‘Elaborando o Projeto Cultural’, em consonância com a política de descentralização e interiorização do Governo de Minas. O público-alvo é composto por produtores e consumidores de bens culturais, gestores e agentes culturais corporativos ou do terceiro setor, empreendedores e/ou empresários formais ou informais e gestores públicos da cultura.

Para o coordenador geral do Instituto Curupira, Delton Mendes, a iniciativa é muito importante devido à falta de articulação cultural presente em Barbacena. “Essa é terceira grande oportunidade que temos este ano. Isso é bom, porque supre a carência de Barbacena no que se refere à gestão cultural, e nos oferece a possibilidade de trabalhar em rede”, afirmou o coordenador.

A cantora Fernada Sant’Anna também vê como positivos os eventos de estímulo à cultura. “Barbacena começa a dar os primeiros passos rumo à valorização da cultura local. Isso é muito importante para o desenvolvimento da cidade e para o artista, que tem a oportunidade de se preparar e ser gestor de sua própria carreira”, concluiu Fernanda.

Ana Simões, do Núcleo de Interiorização da Secretaria do Estado de Cultura, fez a abertura do curso de Formação e Qualificação de Gestores de Cultura e apresentou as diretrizes do Programa. “O Governo de Minas está desenvolvendo diversas ações com o único objetivo de fomentar e desenvolver a cultura local, investindo na interação e formação de redes de cultura. A ideia é ampliar a visão de gestores e consumidores de cultura, através de três dinâmicas: a territorial, a do saber e a do criativo”, destacou a Diretora do Núcleo de Interiorização de São João del-Rei.

Com foco na regionalização, desenvolvimento local e fomento econômico, a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) traz para Barbacena, e cidades vizinhas, ações de captação de recursos e desenvolvimento profissional. Frederico Furtado, Diretor de Cultura da AGIR, afirmou que o setor cultural está funcionando como um amálgama de desenvolvimento. “As discussões entorno da Cultura reuniram poder público e sociedade civil da região com o único objetivo de formar uma política pública democrática, para apresentar propostas a nível nacional. Outro índice do desenvolvimento é o encontro, que está marcado para o final de agosto, onde reuniremos gestores de cultura da Zona da Mata, Central e Vertentes. Serão mais de 60 pessoas, de diferentes localidades, tecendo ideias e projetos comuns”, destacou o Diretor.

O curso, ministrado por consultores do Sebrae Minas, auxiliará gestores na formatação, planejamento e gerenciamento de projetos culturais e ações diversas. As oficinas acontecem no prédio da Biblioteca Municipal, Casa de Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3916-9412 ou pelo e-mail interiorização@cultura.mg.gov.br . As vagas são limitadas!


Busca de Notícias