Reunião define diretrizes para elaboração do Plano de Emergência do Município


Barbacena deu os primeiros passos para a elaboração do Plano de Emergência do Município.  Durante encontro promovido hoje, dia 2, pela Secretaria Municipal de Saúde, representantes de instituições públicas e privadas da nossa cidade discutiram as principais diretrizes que nortearão a equipe na formatação do Plano.

De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência, Dr. Rômulo Bertolaccini, a reunião foi muito produtiva. “Hoje foi o dia de sensibilização, mas a equipe mostrou grande preparo e partimos logo para as discussões. Pontuamos questões críticas e visualizamos maneiras de otimizar recursos e potencializar ações”, afirmou o coordenador, que completou: 'é importante destacar o compromisso da administraçao atual com políticas públicas que beneficiem a população, como a criação do Plano Emergencial, que vai tratar situações emergenciais e crises potenciais.'

O Plano de Emergência do Município visa responder à generalidade das situações de emergência. Ele é ativado em situação de acidente grave, catástrofe ou calamidade, acidentes de massa, acidentes com cargas e materiais perigosos, emergências epidemiológicas e cobertura a eventos públicos. Os principais objetivos são a minimização de prejuízos e perdas de vidas e o restabelecimento da normalidade.

Participaram da reunião representantes do Comando da Aeronáutica, do SAMU, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Cenatur, Sutram, Hospital Ibiapaba e Santa Casa de Misericórdia. As próximas reuniões devem acontecer quinzenalmente.


Busca de Notícias