Prefeitura e Ministério da Educação formam parceria para capacitação de professores


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Governo Federal desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEDUC), realiza, nos dias 3, 4 e 6 de julho, a capacitação dos professores alfabetizadores integrantes dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental. O evento acontece em Barbacena, e a equipe de orientadores do PNAIC desenvolverá os seguintes temas com os professores: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e O papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).

Para a SEDUC, é muito importante que todos os professores apropriem-se dos conhecimentos teóricos e práticos em relação ao tema, pois assim,  poderão  ser os multiplicadores dos conhecimentos adiquiridos na capacitação para todos os professores da rede municipal.

O educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire afirma que: “A formação é um fazer permanente que se refaz constantemente na ação. Para se ser, tem que se estar sendo.” (2001, P.F). O Secretario Municipal de Educação e Desporto, Emiliano Campos, destacou a importância desse tipo de parceria para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos e contribuição com novas técnicas aos  professores. “Esse contato possibilita que todas as nossas crianças da rede municipal de Barbacena estejam alfabetizadas até aos 8 anos de idade',  concluiu Emiliano Campos.


Busca de Notícias