Formatura do Proerd reúne centenas de pessoas


Cerca de 1300 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Barbacena participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O evento faz parte das comemorações pelos 81 anos do 9º Batalhão da Polícia Militar, e aconteceu nesta terça-feira, dia 9, no cinema da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar).

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar e visa, basicamente, a prevenção ao uso de drogas, atingindo crianças na faixa etária de 9 a 12 anos, ensinando técnicas centradas na resistência à pressão quanto ao uso de qualquer tipo de droga. É destinado a crianças que cursam o ensino fundamental e aos pais ou responsáveis por estes alunos.

Durante a solenidade, alunos das escolas municipais Dr. Martim Paulucci, Walter Alfano, Padre Sinfrônio de Castro, Lions, Oswaldo Fortini, Sebastião Francisco do Vale, José Moreira dos Santos, Embaixador Martim Francisco, Yayá Moreira e Alberto Correia, receberam o certificado de conclusão do Programa das mãos de seus orientadores e professores.

De acordo com um dos coordenadores do Proerd em Barbacena, Sargento Cláudio Almeida, a Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, desenvolve um trabalho preventivo e informativo. “As crianças recebem instruções sobre o efeito das drogas, amizade, bullying e postura durante seis meses, e levam essas informações para sua família e amigos”, afirmou o Sargento, que foi o primeiro instrutor do Proerd na cidade.

Em nossa região, o 9º Batalhão deu início ao Programa em abril de 2002 e, desde então, cerca de 54.800 pessoas, entre crianças, adolescentes, pais ou responsáveis pelos alunos, já receberam instruções. Foram atendidos moradores de 21 localidades, entre distritos e municípios. Nesta fase, 2.609 alunos participaram do Programa, totalizando 59 escolas. Para a Tenente Alessandra, também coordenadora do Proerd em Barbacena, o objetivo é “instruir as crianças antes da adolescência, que é o período de maior incidência da entrada no mundo das drogas”.

O secretário de Educação, Emiliano Furtado, representou o prefeito em exercício, Mário Raimundo, e destacou que o Programa atua através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família. “Programas como o Proerd vão de encontro às diretrizes e objetivos da Prefeitura e Secretaria de Educação, que são manter nossa juventude longe das drogas, melhorar a qualidade de ensino e desenvolver políticas sociais para alunos, estendendo o aprendizado à família”, declarou o Secretário.

No Programa, um policial militar fardado, especialmente treinado, busca que os alunos atendidos mudem seus comportamentos com o objetivo de não se envolver em situações relacionadas às drogas e à violência. De acordo com o Comandante do 9º Batalhão, Ten. Cel. Jesus Milagres, “o Proerd oferece atividades educacionais em sala de aula, inserindo nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania”.

O aluno Marcos Ezequiel Alves, da Escola Municipal José Moreira dos Santos, foi um dos premiados no concurso de redação. Em seu texto, o aluno descreveu o que aprendeu com o Proerd e afirmou “sou jovem, mas já sei que as drogas só trazem sofrimento, angústia e destruição”. A Diretora da escola Padre Sinfrônio, Zaine Curci, aproveitou para falar da importância da parceria entre escola e Polícia Militar. “As crianças de hoje recebem informações de todo tipo e a todo o momento. O fantástico desse contato com a polícia, é que eles recebem uma informação direcionada. É uma base, uma formação para ser melhor no futuro.”

Além de representantes das escolas de Barbacena, alunos, pais e responsáveis e corpo efetivo da Polícia Militar, participaram do evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rita de ibitipoca, Paulo Santos de Assis, o Comandante da 13ª Cia de Meio Ambiente, Major José Antônio , o Promotor de Justiça, Flávio Barra Rocha e o Chefe do Núcleo de Prevenção Ativa, Cap. Marcelo Reis da Silva.

Ao final do evento, os formandos cantaram o hino do Proerd, fizeram o juramento, prometendo à família, escola e sociedade ficarem longe das drogas, e receberam a visita dos mascotes do Programa. Durante todo a solenidade o público presente contou com a musicalidade e harmonia da Banda do 9º Batalhão.

Para obter o atendimento em suas instalações, as escolas devem procurar o Batalhão e se inscreverem. 


Busca de Notícias