Mutirão de revitalização quer preservação de patrimônios públicos


Tudo começou logo de manhã. A equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, juntamente com as Diretorias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente, da AGIR, tornaram real o desejo que nasceu das conversas entre equipe do Corredor Cultural e Poder Público Municipal, a limpeza da estrada que dá acesso à Bituca - Universidade de Música Popular e ao Corredor Cultural. À tarde, após a limpeza com as máquinas, um grupo de aproximadamente 60 pessoas, entre artistas e populares, deram continuidade ao trabalho.

Essa foi a primeira atividade do mutirão de revitalização, uma iniciativa prevista no plano de ação 2013 da Diretoria de Cultura e Turismo da AGIR. De acordo com Frederico Furtado, a ideia nasceu da parceria entre Corredor Cultural e Poder Público, e foi uma sugestão do grupo Ponto de Partida. “Já pretendíamos realizar mutirões em espaços culturais da cidade e o primeiro aconteceu hoje. Os próximos passos serão: finalizar a revitalização do entorno do Corredor Cultural e realizar um mutirão no Museu George Bernanos”, afirmou Frederico, Diretor de Cultura e Turismo.

Para os participantes, o mutirão superou as expectativas e cumpriu seu objetivo principal, que é chamar a atenção para o cuidado com o patrimônio público. Frederico ressaltou a importância do comprometimento de toda a população na preservação dos espaços comuns “deve existir um compartilhamento de responsabilidades para cuidar da cidade, do local onde habitamos, elevando a ideia de que ‘é tudo casa’', concluiu.

No decorrer da ação o Coral Meninos de Araçuaí e atores do grupo Ponto de Partida brindaram o mutirão com um turbo humano e instrumental, motivando ainda mais o trabalho. Ao final, a equipe foi recebida na Bituca e, mais uma vez, foram agraciados com uma apresentação da música Coração Civil, de Milton Nascimento.

O mutirão aconteceu na sexta-feira, dia 12, e recolheu todo o lixo visível da estrada que leva ao Corredor Cultural. As sacolas com os entulhos foram colocadas em pontos estratégicos, para coleta com o caminhão apropriado.


Busca de Notícias