Barbacena promove conferência sobre igualdade racial e elege delegados


“Democracia e Desenvolvimento por um Brasil afirmativo” foi o tema da III  Conferência  Municipal da Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria do Sistema de Integração Governamental para Promoção Humana (SIGA), com o apoio das Secretarias de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS) e  de Governo (SEGOV).

Estiveram presentes no evento realizado, sábado, 20 de julho, na Faculdade de Medicina,  a Secretária da SIGA, Rita de Cássia Gonçalves Candian, representando prefeito Toninho Andrada; o  gerente de Promoção   da Igualdade Racial do município , Ângelo José Sátyro de Souza; o coordenador Especial de Políticas Pró Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Clever Alves Machado; representantes do Grupo de Congado de Santa Efigênia,  além  de vários segmentos da sociedade barbacenense.

Durante a palestra do coordenador Especial de Políticas Pró Igualdade Racial da SEDESE, Clever Alves Machado, sobre o tema “ Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”,  público pôde interagir com o palestrante, o que tornou a Conferência dinâmica e criativa.

Foi aprovado o Regimento Interno da IIIª Conferência, explanação sobre os eixos subtemas, apresentação das propostas e orientações pelo coordenador dos trabalhos, Nivaldo Paulino Teodoro.

De acordo com o gerente da Igualdade Racial de Barbacena, Ângelo Sátyro,  dez  propostas apresentadas  foram aprovadas pela plenária,  entre elas  a criação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com as participações da sociedade civil e do governo com o objetivo de entrar em vigor no ano de 2014.

Segundo o coordenador  da CEPIR, Clever Machado, as propostas que foram aprovadas serão levadas para a IIIª Conferência Estadual, que será realizada de 28 a 30 de agosto em Belo Horizonte.

Para a secretária da SIGA, Rita Candian, o encontro trouxe um resultado positivo, porque todos tiveram a oportunidade de discutir sobre saúde, educação, habitação e principalmente o preconceito. “O grupo que esteve aqui é o que mais tem atuação na igualdade racial. Nós sabemos que a igualdade racial não engloba só o negro”, disse a secretária.

Os objetivos do encontro foram reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais á democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento  e o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial no âmbito do Executivo (federal, estadual e municipal) e outros Poderes da República e discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade  racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

A reunião encerrou com a eleição dos delegados á IIIª Conferência Estadual da Igualdade Racial.

Delegados eleitos:

Nivaldo Paulino Teodoro

Márcio José da Silva

José Ângelo de Carvalho

Mariza Ferreira Mendes

Alexandre José do Carmo

Suplente: Sival Evangelista Ferreira

 


Busca de Notícias