Abarflores empossa nova diretoria e apresenta projeto para fortalecimento do pólo floricultor


A Associação Barbacenense dos Produtores de Rosas e Flores (Abarflores) empossou nesta terça-feira, dia 23, a diretoria para a gestão 2013-2015. A cerimônia aconteceu na sede do Centro de Distribuição da Abarflores, ás margens da BR-040. Durante o evento, a Diretoria de Fomento Econômico da Agir – Agência de Desenvolvimento Econômico de Barbacena e Região – também apresentou ações para o reposicionamento do pólo floricultor da região.

Segundo Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da Agir, o objetivo da reunião, “para além da posse da nova diretoria, é alavancar o setor de flores em parceria com o Sebrae, Senac e a própria Associação”. Ele afirmou que a construção do novo Centro de Distribuição da Abarflores “gerou 30 empregos diretos e centenas de outros em chácaras e produções, em virtude do crescimento do setor na região”, completou Felipe.

A equipe diretiva da gestão 2013-2015 é composta por: Sheila Brandão Loschi, Genésio Marques de Oliveira, Efigênia Borges de Miranda e Cláudio Camacho Correia. Toninho Andrada elogiou a nova diretoria e também destacou a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, que possibilitará a retomada de um projeto mais arrojado, mas que estava paralisado. “Dentro desse contexto, este ano já vamos direcionar a Festa das Rosas para ser um grande momento de comercialização e negócios, para que Barbacena possa retomar o seu título de cidade das Rosas”, afirmou o Prefeito.

A presidente reeleita da Abarflores, Sheila Loschi, disse que neste novo mandato pretende “ministrar cursos para floristas, realizar palestras, treinamentos para produtores e cursos de paisagismo”.

Participaram da reunião, o Prefeito Toninho Andrada; o vice-prefeito Mário Raimundo de Mello; o vice-presidente da AGIR, Edson Brandão; o diretor de Fomento Econômico da AGIR, Felipe Alvim; o analista do SEBRAE, José Tarcisio Fagundes de Paula; o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barbacena (ACIB), Flávio Dani Franco; produtores de rosas e flores; e convidados.

Produção de rosas

De acordo com a Abarflores, existem doze pólos de produtores de flores no Brasil, dentre eles: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Santa Catarina.

Em Barbacena, são 35 produtores associados á Abarflores. A região produz cerca de 15 milhões de dúzias de rosas por ano, o que representa a terceira principal produção do Brasil e gera cerca de 450 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Atualmente as exportações estão concentradas para Portugal e no mercado interno, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília que são os principais consumidores de flores de Barbacena.


Busca de Notícias