Saúde da Mulher é foco de Mutirão Citopatológico


Com o objetivo de aumentar o índice de mulheres que realizam o exame preventivo e identificar, precocemente o câncer do colo do útero, a Equipe Multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Efigênia realiza Mutirão de Exames Citopatológicos. A expectativa é atender, nos dois dias de Mutirão, cerca de 70 mulheres, o que representa 58% da cota mensal da Unidade.

Só no primeiro dia de Mutirão, diversas mulheres da comunidade compareceram ao local para realizar o exame do ‘papanicolau’.  Com a ação, a direção da Unidade espera gerar consciência quanto à necessidade de prevenir os males que afetam a saúde das barbacenenses. Durante a consulta, mulheres com idade igual ou superior a 40 anos também recebem encaminhamento para fazerem a mamografia.

A moradora do bairro, Renata Assis Heleno, compareceu à UBS. A mãe da secretária foi quem a avisou sobre o exame, após ler a notícia na internet. Como uma das primeiras pacientes do dia, Renata aprovou a iniciativa e afirmou que “o cuidado com a saúde da mulher é fundamental”.

A ação proposta pela Equipe da UBS teve como ponto primordial o binômio Informação x Prevenção. De acordo com a enfermeira Hellen Christina, as usuárias foram orientadas quanto à importância do preventivo. “Embora clichê, a prevenção é a melhor forma de se evitar determinadas doenças. No caso do ‘papanicolau’ a intenção é o rastreamento e prevenção do câncer do colo do útero”, afirmou a enfermeira.

O papanicolau é um exame ginecológico que deve ser feito uma vez por ano em situações normais, e que serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina. 


Busca de Notícias