CULTURA E ARTE CELEBRAM OS 222 ANOS DE BARBACENA


O mês de agosto será marcado por uma série de eventos e apresentações artísticas que celebrarão os 222 anos de emancipação política de Barbacena, ocorrida em 14 de agosto de 1791, ainda no Brasil Colônia. A programação definida pela Prefeitura de Barbacena, por meio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) em parceria com entidades como Senac, SESC, Sindicomércio, Vale e Coletivo 77, terá início com apresentação de dança contemporânea, seguida por uma festa na comunidade quilombola dos Candedês, demonstrando a diversidade da programação. Segundo a presidente da AGIR, Maria da Glória de Castro Pereira, na semana do aniversário da cidade, estará acontecendo paralelamente, o Fórum Empresarial de Barbacena, promovido pelo Sindicomércio, que será encerrado com uma apresentação do projeto Minas ao Luar, do Sesc. “Será um presente das entidades empresariais à comunidade barbacenense, pelo aniversário da cidade”, afirma Maria da Glória. A programação cultural do “Ano 222” seguirá até setembro:

 - Só Um Pouco Anormal (Espetáculo de Wagner Moreira e Cia 1º Ato);

 DATA: 26 a 28 de julho

O espetáculo foi premiado pelo CENA MINAS e possui componentes artísticos únicos, tratando-se de um intercâmbio e paralelo entre a História da Loucura barbacenense (tragédia silenciosa) e a loucura dos campos de concentração nazistas. Foi concebida na Alemanha como conclusão de mestrado do barbacenense na Palluca Universidade de Dança, em Dresden (Saxônia).

- Festa Julina da Comunidade Quilombola dos Candendês

 DATA: 27 e 28 de julho

Festa da primeira comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares, localizada na região de ponto Chic. Haverá encontro de grupos de congado da região.

-Teatro de Bonecos Giramundo

 DATA:10 de agosto

Apresentação aberta ao público, na Praça dos Andradas, de um dos mais respeitados grupos teatrais do Brasil. O espetáculo “ Carnaval dos animais”, foi concebido para agradar crianças e adultos com muita criatividade e música e faz parte do projeto Teatro Móvel Giramundo, patrocinado pela Vale.

 - 2ª SEDA Barbacena (Semana do Audiovisual);

 DATA: 04 a 11 de agosto

Barbacena é uma das mais de 100 cidades entre América Latina, África e Europa que receberão o festival SEDA - Semana  do Audiovisual. Entre os dias 4 e 11 de agosto, o evento voltado para quem gosta de cinema e video, propõe o estímulo e a valorização da produção audiovisual local, estabelecendo novas conexões com diferentes linguagens e também com modelos de produção independentes. Em toda a sua programação a SEDA a vai ocupar pontos estratégicos da cidade e oferecendo uma programação  direcionada a diferentes públicos através de exibição de filmes, rodas de debates, oficinas, mostra itinerante, apresentações musicais e intervenções artísticas.

 - 4º Alambique do Som (Festival de Artes Integradas);

DATA: 16 a 18 de agosto

Idealizado como um festival de artes integradas, o Alambique converge diferentes práticas artísticas ampliando o Circuito Mineiro de Festivais Independentes - CMFI, a Rede Brasil de Festivais independentes. O festival terá nove bandas, entre grupos locais e convidados e ainda contação de histórias e mostra fotográfica.

 - Movimento Urbano

DATA: 14 e 15 de setembro

Em sua segunda edição, o Festival Movimento Urbano traz para a Praça da Rua Bahia, a cultura hip-hop, com batalhas de Break e Hip-hop, e oficinas para quem deseja conhecer mais sobre a música , a dança e a estética deste fenômeno cultural tipicamente urbano e presente na maioria das cidades do mundo.


Busca de Notícias