Postos fixos de coleta garantem descentralização do atendimento


Começou hoje, 30 de julho, a coleta de exames laboratoriais em pontos estratégicos da cidade. A partir de agora, o atendimento acontecerá em bairros e distritos pré-determinados, tudo para oferecer maior comodidade aos pacientes e reduzir a fila de espera.

Inicialmente, as unidades serão instaladas nos bairros Santa Efigênia, Santa Cecília, Carmo e Grogotó. As localidades de Pinheiro Grosso, Correia de Almeida, Padre Brito, Torres, Senhora das Dores e Colônia Rodrigo Silva também serão contempladas. A Santa Casa de Misericórdia receberá um posto, que fará o atendimento da região central, e o serviço de coleta domiciliar continua a ser ofertado. O Hospital Vilela também procederá com as coletas normalmente. A escolha das regiões que receberão os primeiros postos foi feita considerando a demanda de cada área. Os novos postos de coleta deverão realizar cerca de 70 atendimentos por dia, assim como os das localidades rurais, sendo que o Hospital Vilela atenderá a 100 pacientes diariamente, e a Santa Casa, 50. Com isso, o Laboratório Municipal conseguirá realizar cerca de 300 coletas diárias.

E foi na Unidade Básica de Saúde do Santa Efigênia que começaram os atendimentos. No início da manhã a enfermeira Hellen Christina recebeu os pacientes e os organizou em duas filas, uma comum e outra preferencial. Só na primeira hora de exames a enfermeira já tinha distribuído 34 senhas. Para ela, instalar postos em locais estratégicos foi uma ótima solução para melhorar o fluxo de pacientes. “Vejo a iniciativa como uma solução de comodidade e conforto para os usuários do Sistema Único de Saúde. Além de evitar o grande deslocamento para a realização do exame, os pacientes receberão o resultado na própria UBS onde, posteriormente, apresentarão os exames”, afirmou Hellen.

A moradora do bairro Caminho Novo, Maria da Conceição, aprovou a ideia. Ela, que já é idosa, afirmou que a mudança facilitou a realização do exame, já que anteriormente tinha que acordar muito cedo e pegar uma condução até o Laboratório.

A diretora do Centro Ambulatorial, Eunice de Almeida Souza, informou que o Laboratório Municipal já realiza mais exames que o tratado na Programação Pactuada e Integrada (PPI) Assistencial, mas que com a mudança a prestação do serviço ainda será mais eficiente. “Com o funcionamento dos postos estratégicos de coleta, conseguiremos melhorar o fluxo na execução dos serviços. Segundo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população de Barbacena, deveríamos realizar entre 6.296 e 15.715. Só no mês de junho realizamos 19.823, número que é muito superior à meta e que deve aumentar com a ampliação dos postos de coleta” enfatizou Eunice.

Segundo a responsável pelo Laboratório, Marcela Fonseca, além da comodidade aos pacientes, a instalação de postos fixos garante uma melhor gestão do laboratório, e geração de empregos para a cidade. “Com a criação dos novos postos, os profissionais de saúde trabalham de maneira integrada e padronizada. Além disso, precisamos contratar seis novos profissionais qualificados, o que de certa forma é uma avanço para a cidade”

 

Veja o cronograma dos postos de coletas

 

- Hospital Vilela

Segunda a sexta-feira – 8h/ dia – Atendimento médio de 100 pacientes/dia.

 

- Santa Casa

Segunda a sexta-feira – 8h/dia – Atendimento médio de 50 pacientes/dia.

 

- Postos Avançados

4h/dia (período matutino) – Atendimento médio de 70 pacientes/dia

 

 

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

1ª SEMANA

Santa Efigênia

Carmo

Grogotó

Santa Cecília

Santa Cecília

2ª SEMANA

Santa Cecília

Carmo

Grogotó

Santa Efigênia

Santa Efigênia

3ª SEMANA

Santa Cecília

Carmo

Santa Efigênia

Grogotó

Grogotó

4ª SEMANA

Santa Cecília

Santa Efigênia

Grogotó

Carmo

Carmo

 


Busca de Notícias