Conferência Municipal de Assistência Social chega a 9ª edição


Barbacena realizou nesta quarta-feira, 31 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Com a temática “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único da Assistência Social”, a Conferência cumpriu o objetivo de elaborar propostas e eleger delegados que representarão o município na Conferência Estadual, em Belo Horizonte.

Compuseram a mesa dos trabalhos, o Secretário de Coordenação de Programas Sociais, Flávio Maluf, o Subsecretário de Assistência Social e Convênios, Clayrton Dutra, o Subsecretário de Programas Especiais, Luciano Dilly, o representante da Câmara, vereador Sandro Heleno, a Secretária do Sistema de Integração Governamental para a Promoção Humana (SIGA), Rita Candian, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CONAS), Sônia Maria, o representante do Fórum das Entidades dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jorge Luiz Lopes, o representante dos Usuários da Assistência Social, Wanderley Luiz, o Representante dos Servidores da Assistência Social, Márcio Campos e a Assistente de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Belkiss Eriana Amaral de Souza.

De acordo com o titular da Secretaria de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS), Flávio Maluf, as propostas definidas para os seis eixos da Conferência irão “embasar as projeções da Secretaria nos próximos dois anos e apontar as diretrizes para um trabalho assistencial eficiente e de qualidade”. Já o subsecretário Clayrton Dutra, definiu o objetivo da IX Conferência Municipal de Assistência Social. “O objetivo principal do evento é criar uma nova articulação de Assistência Social no município de Barbacena. Reunimos profissionais, usuários, autoridades e sociedade civil para deliberar temáticas e levar, para outros níveis, as demandas da nossa cidade, cumprindo o foco da Assistência Social, que é o indivíduo”, concluiu o subsecretário.

A Conferência, promovida pela Prefeitura Municipal de Barbacena, através da SECOPS, em parceria com o CONAS, reuniu cerca de 150 pessoas e teve como palestrante a Assistente de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento da SEDESE, Belkiss Eriana Amaral de Souza, que debateu os temas propostos e coordenou todos os trabalhos. As propostas foram definidas de acordo com os seguintes eixos temáticos: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS; e Regionalização.

Para a palestrante, este foi um momento único, porque reúne representantes de entidades, governo e sociedade civil no propósito de definir o futuro político da Assistência Social. “As conferências de Assistência Social estão acontecendo por todo o país, e isso é muito importante, pois todos estão focados na discussão de propostas que irão abalizar as políticas públicas de Assistência Social no Brasil”, destacou.

Todos os eixos foram discutidos pelos presentes, que através de grupos elaboraram e introduziram novas propostas visando aperfeiçoar os trabalhos na área social de Barbacena. A Assistente Social Marley Maciel, que trabalha na Superintendência Regional de Saúde, falou da importância em participar das discussões da área e também defendeu os pontos que, em sua opinião, merecem melhorias e maior atenção por parte do governo.

Conheça os delegados eleitos na IX Conferência Municipal de Assistência Social:

Delegados da equipe governamental

- Elizabeth Aparecida Mateus

- Pierre Nascimento

- Rosana Paiva Soares de Quadros

- Irene Amaral Coelho Marteleto

 

Delegados da sociedade civil

- Ilza das Graças Simões

- Lucas Almeida Moreira

- Marlene Ponholo Silva de Oliveira

- Maria Augusta Neri da Silva


Busca de Notícias