Barbacena poderá sediar Pré-Jogos Olímpicos de 2016

Prefeitura e Epcar firmam parceria para viabilizar Barbacena nas Olimpídas de 2016.

Estão em pleno andamento as negociações para que Barbacena seja uma das Sedes dos Pré-Jogos Olímpicos de 2016, tendo como base a Escola Preparatória de Cadetes do AR - Epcar. O Prefeito Toninho Andrada e o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro  Alex Picchi  Izmailov, se reuniram recentemente para tratar do assunto e estabelecer estratégias para viabilizar a cidade neste projeto. No início do ano foi editada pelo Executivo Municipal a Lei Delegada nº35 criando o Comitê Olímpico Municipal – COM, com o objetivo de apoiar e otimizar a participação do município, inicialmente nas modalidade de esgrima e judô. Após a reunião com o Brigadeiro Izmailov em julho, com a presença de assessores, ficou definida a composição do Comitê, formalizada pela Portaria Municipal 15.691, com os seguintes membros titulares: Mário Raimundo de Melo – Presidente, Flávio Dani Franco – Vice-Presidente, Alaôr Leite, Felipe Alvim Quinet Andrade, Carlos Roberto Santos Oliveira, Eduardo Lima Sad, Flávio Pastorini Borges de Medeiros, 1º Ten. Epcar Ana Caroline Balthazar Fonseca de Lima e 1º Tem. Epcar Juliana Milagres Batista; e os membros suplentes: Irene Kilson, José Augusto Penna Naves e José Francisco Vidigal Silveira.

O Coronel Newton Centurião, Gerente do Comitê Olímpico Municipal – COM, informou que Barbacena participou do processo de seleção de cidades em todo o país, e depois de várias visitas técnicas o Comitê Pré -Olímpico Brasileiro aprovou as instalações da Epcar para abrigar os treinamentos. “Nós fizemos a inscrição em 2010 e estamos felizes com o resultado. Agora, temos que trabalhar para trazer grandes equipes para Barbacena e isso já pode acontecer no ano que vem, um ano antes início dos Jogos Olímpicos”, completou.

Para o Prefeito Toninho Andrada, “a possibilidade de nossa cidade abrigar equipes olímpicas de esgrima e judô é algo importante porque coloca Barbacena na rota internacional dos grandes eventos. O momento é extremamente positivo para a cidade, mas dependerá de muito trabalho, por isso estamos apoiando a Epcar com a criação do Comitê Olímpico”. Segundo  o Prefeito, “se a cidade conquistar a condição de Sede dos Jogos Pré-Olímpicos, será dado um passo decisivo para o  fomento do turismo, com repercussão na economia e na auto estima da população'.

De acordo com a Lei Delegada nº 35, o Comitê Olímpico Municipal - COM foi formado por um grupo de voluntários com pessoas da sociedade, do governo local e da aeronáutica , para dar suporte à estruturação da cidade para atrair equipes internacionais. 'O papel da Prefeitura é apoiar, estimular e articular junto à sociedade as providências necessárias que e facilitem a realização desse projeto', conclui o Prefeito.


Busca de Notícias