Barbacena recebe teatro de bonecos


No sábado, 10 de agosto, a comemoração pelos 222 anos de Barbacena terá um toque de fantasia. A cidade receberá o Teatro de Bonecos Giramundo, na Praça dos Andradas, a partir das 20 horas. A apresentação será aberta ao público e faz parte do projeto Teatro Móvel Giramundo, patrocinado pela Vale. Na nova edição, o espetáculo “Carnaval dos Animais” agradará crianças e adultos com muita criatividade e música.

O enredo aborda a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta. Ele convida todos os animais, no entanto, inexplicavelmente, proíbe a entrada de animais de boca grande. A decisão gera conflito com alguns bichos que, revoltados usam artifícios e expedientes para participarem da confraternização, causando enorme alvoroço.

A peça foi inspirada na obra composta pelo francês Charles Camille de Saint-Saëns no século XIX. Considerado o maior organista de seu tempo, Saint-Saëns dedicou-se a vários gêneros musicais tendo escrito óperas, poemas sinfônicos, concertos para piano, violino e violoncelo, cantatas, oratórios e música de câmara. 'O Carnaval dos Animais' se classifica como música de câmara, sendo considerada uma 'fantasia para pequena orquestra'. 

Teatro Móvel Giramundo

O Teatro Móvel é um programa de circulação de espetáculos, oficinas e exposições ligadas ao teatro de bonecos. Seu principal objetivo é a educação pelo entretenimento e o contato com comunidades fora do circuito cultural das grandes cidades. O projeto é patrocinado pela Vale desde o início, em 2004. Os espetáculos usam como palco um caminhão com carroceria adaptada que permite apresentações de grande qualidade técnica mesmo em regiões sem infraestrutura para eventos deste gênero.


Busca de Notícias