Barbacena conta com serviço de ouvidoria da saúde


A Prefeitura Municipal de Barbacena disponibilizou mais um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. Criada pela Lei Delegada nº 39, de maio de 2013, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP) pretende facilitar as manifestações dos usuários, sejam denúncias, reclamações, críticas, sugestões, informações e elogios. Embora muitos desconheçam, essa é uma ferramenta que colabora para a melhoria e manutenção contínua dos serviços oferecidos pela Saúde do município.

Segundo informações da responsável pelo setor, Maria Angélica Viana, a população tem receio de utilizar o serviço de Ouvidoria, mas deve procurá-lo a fim de garantir seus direitos de usuário. “O setor é extremamente importante para a gestão dos serviços de saúde, mas só existe com a efetiva participação social. A ouvidoria é um dos canais que norteia adequações e/ou mudanças dentro do sistema de saúde”, informou Angélica.

A Ouvidoria da SESAP tem como meta principal das atividades em saúde a humanização nas relações, resgatando e fortalecendo o comportamento ético além de contribuir para mudanças na área. O órgão recebe as manifestações dos cidadãos referentes aos serviços prestados e os encaminha aos órgãos competentes. No caso de solicitações, a ouvidoria empenha e acompanha até a conclusão.

De acordo com Maria Angélica, a Ouvidoria funciona desde setembro de 2011, mas foi regularizada por lei em maio deste ano. O setor terá uma inauguração oficial ainda em 2013, que reunirá representantes da saúde a nível estadual e federal. Após o lançamento da Ouvidoria, todos os serviços vinculados ao SUS deverão participar, em rede, do órgão. Além disso, será implementada uma série de atividades, dentre elas a Ouvidoria Ativa e Itinerante, que será um serviço in loco.

A Ouvidoria da SESAP atende pessoalmente, via e-mail e por telefone.

Localização: Rua Dr. Antônio de Sena Figueiredo, 807 – Santa Tereza (antigo Sanatório)

Telefone: 3331-5226

E-mail: ouvidoria@demasp.com.br

Horário de atendimento: 8h às 18h


Busca de Notícias