Fórum Empresarial discute competitividade e inovações tecnológicas


Durante os dias 12,13 e 17 de agosto, Barbacena é sede do 4º Fórum Empresarial Fecomércio Minas. O evento, promovido pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio) e Sindicato do Comércio de Barbacena (Sindcomércio), contou com a parceria da Prefeitura Municipal, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (Agir), do  Sebrae e da Caixa. O encerramento acontece na Praça dos Andradas, com um show do “Minas ao Luar”, em comemoração aos 222 anos da cidade.

Concebido como um projeto itinerante, o objetivo do Fórum Empresarial é incentivar a troca de experiências e o incremento dos relacionamentos comerciais, fomentar a melhoria contínua das empresas, o aperfeiçoamento dos colaboradores e informar sobre os novos modelos de gestão, processos e inovações gerenciais. Como parte da programação, foram realizadas palestras e workshops, tudo para aproximar os empresários e gestores públicos na busca por soluções para o desenvolvimento dos setores de comércio, serviços e turismo.

Na abertura do evento, que aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Senac Grogotó, a presença do Prefeito Toninho Andrada, do vice, Mário Rimundo, do Presidente do Fecomércio Minas, Lázaro Luiz Gonzaga, do Diretor Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, do Presidente do Sindicomércio em Barbacena, Osvaldo Fernandes, do Presidente da Câmara, Amarílio Andrade, além de empresários, vereadores, secretários municipais, estudantes e civis.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Minas, Lázaro Luiz Gonzaga, o Fórum é parte importante do processo de interiorização das ações da entidade e potencialização do desenvolvimento local. “É nosso objetivo contribuir para o desenvolvimento dos municípios do interior. O objetivo é desenvolver e capacitar os empresários da cidade e região. Este é um trabalho local, e tenho certeza de que bons frutos serão colhidos em Barbacena, que para mim tem um valor diferenciado, já que me foi concedido o título de cidadão barbacenense”, concluiu.

Toninho Andrada aproveitou o momento para destacar a importância do comércio para a cidade e anunciar melhorias. “O comércio é a principal base econômica da cidade. Em Barbacena, o terceiro setor é fundamental. A Prefeitura tem sido parceira das entidades de classe, apoiando as iniciativas, fazendo convênios, tudo para alavancar a economia local”, pontuou o Prefeito, que informou sobre a articulação de uma parceria com o SEBRAE, para oferecer suporte às atividades econômicas de Barbacena, e falou do apoio da diretoria de fomento econômico da AGIR que, nas palavras do Prefeito “tem sido parceira constante em todas as iniciativas”.

Durante a solenidade, o Prefeito aproveitou encaminhou à Câmara dois Projetos de Lei: um para criar um programa de estímulo ao negócio caseiro, que vai beneficiar mais de 70 atividades; e outro para regularizar o funcionamento de feiras itinerantes na cidade. Toninho Andrada aproveitou a presença do Presidente da Câmara, para entregar, em mãos, os documentos.

Esta é a quarta edição do evento, que para o Presidente do Sindicomércio em Barbacena, Osvaldo Fernandes, levou os participantes a refletir sobre as novas formas de tecnologia e o seu impacto nos negócios. “Este é um momento único para a cidade. O evento já se transformou no encontro anual dos empresários de Barbacena e da nossa região, e é uma oportunidade de escutarmos palestras sobre temas atualizados, conhecer as novas informações sobre o andamento dos nossos setores”, concluiu o empresário.

Simultaneamente ao Fórum Empresarial, aconteceu a 3ª Semana Senac da Tecnologia da Informação. Na programação, o Senac foi o responsável pela condução das palestras na área de TI e o Sindicomércio conduziu os temas voltados para a gestão e modernização das empresas.


Busca de Notícias