Prefeitura realiza formatura da primeira turma do Pronatec em 2013


Alegria e sentimento de dever cumprido. Estas emoções são apropriadas para descrever a primeira formatura do curso de Auxiliar Administrativo do Pronatec, uma parceria do Governo Federal e Prefeitura de Barbacena. A solenidade aconteceu na terça-feira, 13 de agosto, e reuniu alunos, familiares, o Secretário de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS), Flávio Maluf, representantes da Prefeitura e do Senac.

A paraninfa do evento foi a professora Cilene Teixeira Magalhães Lima, que deixou uma mensagem de otimismo e felicitação aos formandos. “Meus alunos saem daqui com um diferencial, e é isso que o mercado de trabalho procura. Eles estão seguros de que o curso será um divisor de águas em seus históricos profissionais”, afirmou Cilene.

O Secretário da SECOPS, Flávio Maluf, foi o homenageado da noite. Em seu pronunciamento, ele agradeceu o carinho da turma e destacou a importância de abraçar as oportunidades. “Os alunos que se formam hoje poderão alcançar ascensão profissional e melhorar o mercado, que agora conta com trabalhadores capacitados. Continuem buscando oportunidades e que este não seja o único curso Pronatec do qual vocês participem, pois estamos sempre com novos cursos para que cada vez mais moradores de Barbacena e região consigam entrar no mercado de trabalho”,  incentivou Flávio.

O curso de Auxiliar Administrativo foi ministrado nas dependências do Senac. O representante da instituição, o instrutor Nalberto Costa, compareceu ao evento e também destacou a importância da qualificação profissional, parabenizando os alunos pela conquista.

Para a formanda Sônia Maria, o curso foi muito interessante. “Sem dúvidas é uma oportunidade que faz a diferença. Foi ótimo, aprendi muita coisa e valeu a pena dedicar três meses ao curso”, revelou.  Esta foi a primeira formatura do Pronatec, mas outros cursos estão em andamento.

Conheça o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é voltado, principalmente, para jovens que cursam o ensino médio e oferece cursos técnicos e profissionalizantes, gratuitos, em todo o país. O objetivo é atender as demandas de educação da população que não consegue pagar por um curso profissionalizante. Para isso, o Governo Federal, em parceria com instituições como Senai, Senac e Sesc, deu início ao projeto. Podem participar do programa pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, Estudantes do ensino médio da rede pública e Beneficiários do Seguro-Desemprego.

Para informações, o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Coordenação de Programas Sociais, à Silva Jardim, 340, Boa Morte. As vagas são, preferencialmente, para candidatos em maior vulnerabilidade social, analisada pelos dados constantes no CADÚNICO; alunos de ensino médio da rede pública; e beneficiários do Bolsa Família.


Busca de Notícias