Prefeitura e SAS vão investir R$ 7,8 milhões em saneamento
Verbas federais vão garantir obras de esgotamento sanitário que beneficiarão 10 bairros


O Prefeito Toninho Andrada anunciou que a Prefeitura de Barbacena já contratou os projetos para as obras de esgotamento sanitário que serão realizadas em 10 bairros da cidade. De acordo com ele, o total a ser investido é de R$ 7,8 milhões, já aprovados pelo governo federal. “Começamos a colher os frutos do intenso trabalho que fizemos no primeiro semestre, saneando as contas municipais, equacionando as dívidas, reformando a máquina pública e recolocando a cidade na rota das verbas”, disse Toninho. O Prefeito informou, ainda, que as obras serão licitadas pela Prefeitura Municipal e serão coordenadas pelo Serviço de Água e Saneamento – SAS.

As obras terão dois pólos distintos. Um abrangendo o sistema de esgotamento sanitário da bacia do córrego do Galego, denominada como ETE Bacia do córrego do Galego, que inclui os bairros Nova Cidade, Distrito Industrial, Jardim das Alterosas, Nova Suíça, Ipanema e Quintas da Mantiqueira. Estão previstos a construção de interceptor de esgoto às margens da BR 040 com extensão de 3 km, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para  tratar até 20 litros/s, onde atualmente é localizada  uma ETE já saturada, bem como as redes coletoras nos bairros acima, proporcionando  um atendimento com capacidade para suportar a expansão populacional daquela região por 20 anos. Outro benefício será a despoluição do córrego Galego, atendendo o anseio dos moradores e produtores daquela localidade.

O outro pólo de obras abrangerá a bacia do córrego do Retiro das Rosas, incluindo os bairros São Vicente de Paulo, Retiro das Rosas, Eucisa e parte do Monte Mário.As obras contemplarão as redes coletoras e interceptores com extensão aproximada de 2,5 km, elevatórias e ETE com capacidade de tratamento de até 10 litros/s, com capacidade de atender a expansão populacional daquela região  por 20 anos, além de devolver ao córrego uma água que atende aos padrões internacionais.


Busca de Notícias