Conferência preparatória para Conae 2014 supera expectativa de público


Termina hoje, 16 de agosto, a etapa Intermunicipal Macro da Conferência de Educação em Barbacena. O encontro faz parte das fases de preparação para a II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), e tem caráter propositivo. A Conferência reuniu representantes de 100 municípios da Zona da Mata e Vertentes e, do encontro, sairão os delegados que representarão a região na Etapa Estadual, em novembro.

O tema dos debates foi o da Conae 2014 'O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração'. As discussões foram embasadas pelo Documento-Referência, e mais de 350 conferencistas deliberaram sobre os eixos: Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação; e Financiamento da Educação.

Na abertura do evento, o Prefeito Toninho Andrada falou do sentimento de orgulho e satisfação em ver Barbacena sediando o evento. “É um privilégio para nossa cidade receber representantes de 100 municípios para discutir a educação da cidade e região. Realizar este evento reafirma a condição de cidade-pólo de Barbacena, e é um momento histórico, pois nunca sediamos um evento como este na área da educação”, destacou o Prefeito.

Para a Coordenadora Geral da Conae, Suely Rodarta, a Conferência Macro é muito importante para a consolidação do Sistema Nacional de Educação. “Precisamos despertar nos municípios que não se trabalha a educação com o improviso. Educação é um fator primordial para mudanças, e deve ser tratada com o devido respeito”, pontuou Suely.

A participação da sociedade na Conae 2014 está assegurada pela realização de conferências municipais, estaduais e distrital, articuladas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Segundo o Secretário Municipal de Educação, Emiliano Furtado, “são as diferentes experiências, valores e posicionamentos que tornam as propostas, definidas coletivamente por pais, educadores e poder público, um exemplo de democracia”.

O professor de Língua Inglesa e Portuguesa de Coronel Pacheco, Sérgio Lopes, falou sobre a importância de refletir sobre as ações educacionais. “Precisamos focar nos desafios da educação e isso envolve a melhoria da qualidade do ensino, a valorização dos profissionais de educação e a construção de uma relação madura e harmônica entre escola e comunidade”, finalizou Sérgio.

Ana Lúcia Dias, Técnica em Educação da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadora da Conae em Barbacena, afirmou que o objetivo da Conferência foi dar voz e vez aos atores sociais da área educacional. Isabel Paixão, Superintendente Regional de Ensino, parabenizou a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação pela organização do evento e disse que “os passos para oferecer uma educação de qualidade são: sonhos, ideias e ação, e é isso que Barbacena tem feito. A Conferência é uma conquista para todos os municípios aqui presentes”.

As etapas intermunicipais e estadual são preparatórias para a Conferência Nacional de Educação que ocorrerá em Brasília, em fevereiro de 2014. Na etapa Intermunicipal Macro de Barbacena serão escolhidos cerca de 76 delegados nos seguimentos: Pais da Educação Básica; Estudantes; Gestores; e Trabalhadores da Educação, que representarão a região na esta estadual, em Belo Horizonte.


Busca de Notícias