Câmara comemora aniversário de Barbacena com solenidade especial
Assinaturas de convênio e de protocolo de intenções marcam a cerimônia


Em comemoração aos 222 anos da cidade, a Câmara Municipal realizou sessão solene na última sexta-feira, 16 de agosto, no Salão Ouro do Hotel Master Plaza. A homenagem do Legislativo teve como orador oficial o Deputado Federal Bonifácio Andrada, que honrou a todos com uma envolvente história da Cidade da Rosas.

A cerimônia foi prestigiada por várias entidades e autoridades da cidade, com destaque para o Prefeito Toninho Andrada, acompanhado de sua esposa, Paula Andrada, o secretariado e membros do governo municipal, o Deputado Federal Bonifácio Andrada, o Deputado Estadual, Lafayette Andrada, o Presidente da Câmara, Amarílio Andrade, e vereadores. Também compuseram a mesa, o Comandante da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Ricardo Calixto, o Comandante do 9º Batalhão da PMMG, o Tenente Coronel Jesus Milagres, o Delegado Regional de Polícia, Carlos Capristano, o empresário do Grupo Capanema Gouvêa, Cláudio Capanema Lopes Gouvêa, e o Presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique Nascimento.

A Banda da Polícia Militar recebeu os convidados no hall de entrada. Na parte interior, uma música ambiente com a cantora Tamires Brandão e músicos, que na aberturado evento entoaram o Hino Nacional. Dirigida pelo Presidente da Câmara, Amarílio Andrade, a homenagem foi alusiva à emancipação política e administrativa do município, que completou 222 anos no dia 14 de agosto.

O Deputado Federal Bonifácio Andrada, relembrou as origens de nossa cidade, passando pela conquista da emancipação político-administrativa e sua participação em grandes eventos no cenário nacional. “Barbacena tem uma representatividade muito importante, principalmente porque figuras ilustres participaram da vida pública do estado e do nosso país. Além disso, o barbacenense sempre foi muito ativo na questão cultural e educacional”, pontuou o Deputado.

O anfitrião, Amarílio Andrade, se disse muito satisfeito com a cerimônia. “Hoje presenciamos uma aula sobre os fatos mais importantes da nossa cidade desde a sua fundação. Inegavelmente, foi uma honra reviver a história de 222 anos da nossa terra pela visão de uma figura pública tão representativa. Para mim, foi motivo de muita felicidade presidir pela 12ª vez esta solenidade, que só aumentou minha expectativa por dias melhores”, finalizou Amarílio.

Um dos pontos altos da sessão foi a assinatura do convênio para implantação do Trem de Turismo Expresso Pai da Aviação, e do protocolo de intenções para a construção de um Shopping Center às margens da BR-040. A Prefeitura Municipal de Barbacena, a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), por meio das Diretorias de Turismo e de Integração Regional, e a ONG Amigos do Trem, assinaram convênio para reativação da linha turística que liga Barbacena à Cabangu. O projeto Expresso Pai da Aviação, terá um percurso total de 80 km, incluindo ida e volta, com direito a visitação ao Museu do ilustre Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do aviação e atividades ligadas ao ecoturismo na Estrada Real.. A previsão é de o trem comece a rodar durante a Festa das Rosas.

Já a assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Grupo Capanema Gouvêa, foi um ponta pé inicial às negociações para a construção de um grande Shopping Regional na cidade. A partir de agora, a Prefeitura e o Grupo empresarial terão que cumprir uma série de protocolos, até que a obra seja iniciada. O empreendimento, a ser instalado às margens da BR-040, ocupará uma área de aproximadamente 100.000m². Será uma grande estrutura, com perspectiva de investimento da ordem de R$150 milhões. O Shopping abrigará lojas, restaurantes, academia, supermercado, escritórios, centro de convenções, entre diversos espaços e serviços.

De acordo com o Prefeito, este será o maior investimento privado que Barbacena já recebeu e vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos. Cláudio Capanema Lopes Gouvêa, empresário do Grupo, informou que a assinatura do protocolo de intenções consolida as atividades e providências que a Prefeitura dará para aprovação do Projeto e licenciamento ambiental.

Toninho Andrada se disse otimista com as parcerias firmadas durante a cerimônia e destacou que as conquistas indicam um reposicionamento da cidade, tanto no setor turístico e cultural, quanto no desenvolvimento econômico e empresarial. “Barbacena volta a se movimentar, e estou satisfeito por comemorar o aniversário da cidade com boas notícias”, finalizou o Prefeito.

 


Busca de Notícias