Administração Municipal lança Programa inovador


Durante o evento ‘Barbacena, realidade e perspectivas’, que aconteceu ontem, 29 de agosto, na Faculdade de Medicina, o prefeito Toninho Andrada anunciou um novo modelo de gestão para o município, o ‘Barbacena Século 21’. A proposta é que o Programa seja uma agenda de desenvolvimento que vai reorganizar e modernizar a administração pública municipal e recuperar o vigor político de Barbacena.

Parte integrante do Plano Plurianual de Ação Governamental, o ‘Barbacena Século 21’ se apoia pilares que darão as diretrizes governamentais para o quadriênio 2013-2017. Simultaneamente à apresentação do Programa, o Prefeito deu um panorama da situação do município, fazendo um balanço dos primeiros meses de gestão, abordando os problemas estruturais e as soluções em estudo para o futuro.

O Prefeito ressaltou a importância do planejamento e de articulações para a captação de recursos federais e estaduais. Segundo ele, sem estes procedimentos, é praticamente impossível gerenciar uma cidade. Por isso, revelou que dedicou boa parte dos primeiros meses da gestão organizando a máquina pública, negociando dívidas e firmando parcerias. Toninho destacou que as metas foram atingidas graças às Leis Delegadas, que deram agilidade ao governo.

Também foram apresentadas ao público as conquistas dos primeiros meses de administração, como a Reforma do antigo Hospital Regional da Fhemig, que será transformado no grande Hospital Geral de Barbacena; a parceria com a ONG Amigos do Trem, que reativará a linha que liga Barbacena a Cabangu; as negociações para a construção do Shopping Regional; a parceria com a Caixa Econômica Federal, para a construção de 1200 novas moradias; a verba de R$ 7,8 milhões do PAC 2 para obras de saneamento; dentre outras boas novas. Segundo Toninho Andrada, após equacionar as dívidas que colocavam a cidade fora do cadastro oficial para o recebimento de verbas, Barbacena volta a movimentar-se.

Além da apresentação do Plano Plurianual, o evento foi uma oportunidade para a exposição de dois importantes projetos estruturantes: um de reformulação do trânsito na cidade, dentro de um planejamento amplo acerca da mobilidade urbana e todas as suas complexidades; e outro de geoprocessamento integrado do município, com repercussões físicas e sociais.

Para solucionar dois dos entraves de nossa cidade, a Prefeitura contratou uma empresa de consultoria especializada que vai mapear o trânsito da cidade, que será municipalizado nos próximos meses, e apresentar uma proposta técnica que atenda às demandas do município. Uma segunda empresa, de engenharia em geoprocessamento, vai criar um grande banco de dados do município, reunindo todas as informações da cidade em um único local, para proporcionar um planejamento mais eficiente. Os trabalhos de consultoria e geoprocessamento começam em setembro.

Durante a apresentação da nova modalidade para tratar o Orçamento Municipal, Toninho falou dos dez projetos estruturadores, que fazem parte do ‘Programa Barbacena Século 21’, e serão aplicados, seguindo o modelo do ‘Choque de Gestão’, do estado de Minas Gerais. Segundo o Prefeito, os “recursos serão aplicados de forma concentrada, para que de fato as melhorias aconteçam”. Os dez projetos são: Choque de Gestão; Modernização da Receita Municipal;    Saúde;           Educação; Social; Urbanístico e Mobilidade; Água e Saneamento Básico;        Desenvolvimento Econômico; Cultura e Turismo; e e-Barbacena.


Busca de Notícias