Fiemg realiza simpósio Rotas para o Futuro em Barbacena


Na manhã da última quarta-feira, 4 de setembro, Barbacena recebeu o Projeto Rotas pra o Futuro, uma organização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena, por intermédio da Diretoria de Fomento Econômico da AGIR. O evento aconteceu no centro de convenções do Hotel Grogotó e contou com a presença de lideranças empresariais e políticas locais, além de dirigentes sindicais e formadores de opinião.

Quem ministrou a palestra Desenvolvimento: Paradigmas, Reflexões e Ação foi o Consultor especialista em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Empresarial, Setorial e Territorial, Cláudio Veras. Após a palestra, o Prefeito Toninho Andrada, o Presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, e o palestrante Cláudio Veras participaram de um debate, onde foram respondidas as perguntas enviadas pelo público presente.

Para o prefeito Toninho Andrada, o evento estimula o crescimento industrial e comercial em Barbacena e Região. “Receber este Projeto em nossa cidade é muito importante porque desperta no empresariado local o desejo de desenvolver-se. Este é um dos estímulos que a Fiemg dá para que a cidade tenha ousadia para avançar e crescer”, afirmou o Prefeito.

O Presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, representou o Presidente Geral do Sistema Fiemg, Olavo Machado, e destacou que Barbacena recebeu o Projeto de forma extraordinária, pela sua localização e importância no cenário estadual. Campolina afirmou que a ideia é “sensibilizar os setores políticos e industriais para que seja possível trabalhar os impasses que impedem o desenvolvimento e crescimento da cidade e região”, concluiu o Presidente.

O setor industrial é responsável por cerca de 20% do PIB da nossa cidade e emprega parte considerável da população. Para o Diretor de Fomento Econômico da AGIR, Felipe Alvim, o evento foi o ponta pé inicial para o desenvolvimento da cidade, uma vez que , dados que impactam a economia do município foram apresentados. “O Rotas para o Futuro serviu para fomentar o crescimento e estimular o desenvolvimento da indústria local. O prefeito foi muito feliz em expor, neste momento, as próximas ações da administração, como a atração de investimentos e o apoio ao empresariado local”, pontuou Felipe.

Durante o evento, Toninho Andrada anunciou a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Prefeitura e a empresa MB Temper Vidros LTDA. Caso a empresa cumpra todas as determinações, apresente um projeto nos moldes estabelecidos, e tenha a licença para as operações, a Prefeitura vai repassar uma área de 20 mil m² para a construção de um complexo industrial de produção de vidros.

Também foi anunciada a parceria com a Fiemg e Senai para que a cidade receba as Escolas Móveis, que são oficinas volantes nas quais são realizados cursos de formação continuada, destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de formação profissional das indústrias. Em Barbacena, a população terá acesso a formação nas áreas de Construção civil, Confecção e Panificação. Para o Prefeito, a parceria demonstra o interesse da administração municipal em desenvolver a indústria local contribuindo para a capacitação profissional e oferecendo mão de obra qualificada.

O Projeto Rotas para o Futuro tem como objetivo colocar em pauta assuntos para elaboração e implantação de ações nos setores industrial, empresarial e econômico de cada uma das 11 regiões geopolíticas do estado. A iniciativa é uma parceria entre a Fiemg, Fundação João Pinheiro, Sebrae-MG e VB Comunicação.

Para acessar o material da palestra 'Desenvolvimento: Paradigmas, Reflexões e Ação', ministrada pelo Consultor Cláudio Veras, Clique aqui.


Busca de Notícias