Copa Hipismo de Barbacena supera expectativas


Barbacena sediou no último fim de semana a VI Temporada da Corrida Oficial dos Campeões da Federação Hípica de Minas Gerais (FHMG). Com o evento, nossa cidade integrou o circuito de competições do estado, recebendo cavalos de alta linhagem e os melhores cavaleiros e amazonas de Minas.

Ao todo, foram 99 inscritos e o Parque de Exposições Senador Bias Fortes recebeu, nos dois dias de evento, mais de duas mil pessoas. O Grande Prêmio Cidade de Barbacena foi a última parte da Programação Técnica. Os cavaleiros Pedro Paulo Lacerda, Rodrigo Sarmento e Sérgio Marins, ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Presidente do Júri de Campo foi Kurt Grijspeerdt, e os membros, Cláudia de Moraes Braga e Laís de Castro Penna. O concurso foi julgado pelos regulamentos geral, veterinário e de saltos da CBH, pelo manual para Stewards, da FEI, e pelas diretrizes técnicas e normas da FHMG, todos em suas últimas versões.

Há duas décadas, no primeiro governo de Toninho Andrada, o Prefeito apoiou a Copa Coca-Cola de Hipismo. Aquela foi a última vez que Barbacena sediou uma competição do esporte e agora, 20 anos mais tarde, em uma nova administração de Toninho Andrada, a Prefeitura de Barbacena, juntamente com a FHMG e o Cavaleiro Carlos Alberto Sá Grise, trouxe o evento para a nossa cidade. Coincidência ou não, o último vencedor da Copa Coca-Cola, foi também o grande vencedor da a VI Temporada da Corrida Oficial dos Campeões 2013, Pedro Paulo Lacerda.

O cavaleiro Sérgio Marins, que lidera o ranking nacional de Hipismo Clássico, participou da Copa Coca-Cola de Hipismo e falou da satisfação em retornar à cidade. “É uma honra voltar ao Parque de Barbacena e saber que a Prefeitura e o cavaleiro Sá Grise estão resgatando a cidade para o esporte”, afirmou o competidor, que finalizou: “a estrutura do Parque é ótima e não pode ficar parada, participar de uma competição aqui é se preparar para o circuito nacional.”

A proposta da administração municipal é realizar grandes eventos na cidade, movimentando o comércio, restaurantes e hoteis, além de inserir Barbacena, de forma diferenciada, no cenário estadual e nacional. Para o Vice- Prefeito Mário Raimundo, o evento atendeu às expectativas e foi de encontro à proposta da Prefeitura, que é “fazer com que o Parque de Exposições seja de utilização permanente, ou seja, periodicamente aconteçam eventos de peso, oferecendo à população entretenimento de alto nível, que é o que ela merece.”

O Cavaleiro Carlos Alberto Sá Grise, que também é Vereador e médico da cidade, esteve à frente da organização do evento. Segundo ele, esta foi a primeira vez que Barbacena recebeu uma temporada estadual. “Este é um momento único para mim, porque pela primeira vez nosso Parque de Exposições, que é o melhor do interior de Minas Gerais, recebe os melhores Cavaleiros e Amazonas do estado em uma competição da FHMG”, afirmou o cavaleiro.

“Barbacena se sente honrada em receber este evento de sucesso. Os cavaleiros ficaram muito satisfeitos com a receptividade, organização e estrutura. Repito o que o Prefeito Toninho Andrada me disse, ‘temos condições e vamos trabalhar para sediar um campeonato a nível nacional’”, finalizou Sá Grise. Além das competições, a VI Temporada da Corrida Oficial dos Campeões 2013 contou com atividades culturais e sociais.

Com objetivo de oferecer entretenimento e serviços ao público presente, a Secretaria Municipal do Sistema de Integração Governamental para Promoção Humana (SIGA), juntamente com instituições e comerciantes da cidade, organizou feira de artesanato, prestação de serviços assistenciais, exposição de flores e stands com produtos derivados do morango.


Busca de Notícias