7 de Setembro atrai milhares em clima de festa e tranqüilidade
População aplaudiu com entusiasmo desfile militar nas comemorações da Independência Nacional


Em Barbacena, milhares de pessoas participaram do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. A solenidade aconteceu na Avenida Governador Bias Fortes e contou com a participação de diversos grupamentos militares. No dia em que o Brasil festejou 191 anos de sua autonomia política, Barbacena foi brindada com uma inesquecível apresentação em um ambiente familiar, com muitas crianças, jovens e idosos.

A tropa da Aeronáutica da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sob comando do militar José Antônio da Silveira, fez a abertura da solenidade. O Brigadeiro do Ar Alex Picch Izmailov, comandante da Escola, falou sobre a organização do desfile. “Preparamos o grupamento para homenagear nossa pátria e abrilhantar o evento. É também com a apresentação que conseguimos dar á população um retorno de como são aplicados os recursos públicos. Este foi, sem dúvidas, um momento de grande satisfação”, declarou o Brigadeiro.

A Independência do Brasil é considerada um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da liberdade política. Para o Tenente Coronel Jesus Milagres, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, “o evento reascendeu em cada cidadão barbacenense os ideais cívicos de Tiradentes e os ideais cívicos da Declaração da Independência, de que formamos uma pátria e devemos prezar por ela, demonstrando orgulho por ser brasileiro.”

O morador do bairro São Pedro, Dennis de Souza, vai ao desfile desde criança e agora, pai de dois filhos, os trouxe para participarem da solenidade. “Acho muito importante despertar, nos mais jovens, o amor à pátria e também a noção de respeito e cidadania, por isso sempre marcamos presença”, disse Dennis.

Com a participação da EPCAR, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Missões Especiais, Agentes Penitenciários, Ex-Combatentes, Guarda Municipal e Colégio Tiradentes, o desfile durou cerca de duas horas. Amarílio Andrade, Presidente da Câmara, afirmou que este momento é significativo “porque representa a continuidade da participação popular e a celebração da democracia.”

Para o comandante da Guarda Municipal, Adilson Domingos, a importância do momento cívico é despertar o patriotismo e a noção de cidadania. “Esta é uma data que o país inteiro se concentra no esforço de homenagear a pátria, por isso a grandiosidade da comemoração”, afirmou o comandante.

As atividades da Semana da Pátria 2013 foram organizadas pelas equipes da EPCAR e da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), com o apoio de diversas instituições. A Presidente da AGIR, Maria da Glória Bittar, explicou o porquê de se comemorar a data com entusiasmo. “Este é um momento singular, é um dia especial, preparado também para repensarmos nossa contribuição para a construção de um país melhor e de uma cidade melhor”, concluiu Maria da Glória.

Participaram da solenidade, o Prefeito Toninho Andrada, acompanhado de sua esposa e dois filhos, o Vice-Prefeito Mário Raimundo, o Comandante da EPCAR, Alex Picch Izmailov, o Ten. Cel. Da Polícia Militar Jésus Milagres, o comandante da Guarda Municipal, Adilson Domingos, o Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves, o Subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Cel. Carlos Alberto, o Secretário de Educação, Emiliano Furtado, a Presidente da AGIR, Maria da Glória Bittar, o coordenador geral da Diretoria de Cultura e Turismo da AGIR, Cleb Braz, o Presidente da Câmara, Amarílio Andrade, e os Vereadores: Ilson Guilherme de Sá, José Jorge Emídio e Marilene Franco.

Uma ação conjunta entre Epcar, Polícia Militar e Guarda Municipal garantiu a segurança do evento. A equipe da SUTRAM, juntamente com a Polícia Militar, foram as responsáveis pelas intervenções no trânsito.


Busca de Notícias