Jovens em movimento: Conferência propõe debates sobre temáticas importantes


Barbacena recebeu hoje, 13 de setembro, a III Conferência Municipal da Juventude. Iniciativa do Governo do Estado, o evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Sistema de Integração Governamental para a Promoção Humana (SIGA), com o apoio do Conselho Municipal da Juventude e da Secretaria Municipal de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS).

Com o tema: “Juventude em Rede para a Cidadania”, a Conferência buscou debater temas relevantes para a construção de uma política pública que priorize os jovens, seus anseios, dificuldades e necessidades. De acordo com a Gerente de Apoio à Juventude, Aline Badaró, o principal objetivo é oportunizar aos jovens um espaço público de debate sobre as questões envolvendo políticas públicas e juventudes.

Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos de trabalhos de acordo com os seguintes eixos temáticos: Mercado de Trabalho, Educação, Vida Saudável e Política Sobre Drogas, Cultura e Conexão, Segurança, Sexualidade, Respeito às Diferenças, Direito de se Associar e Diálogo com o Governo. Segundo Celso Bitar Júnior, Diretor do Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil de Minas Gerais e palestrante do dia, a ideia é colocar em pauta os principais pontos que precisam mudar. “Precisamos dos jovens para construir isso. Não adianta fazer uma política pública de cima para baixo, o jovem tem que movimentar e propor um diálogo com o Governo”, pontuou Celso.

Do encontro, sairão as propostas e os delegados que representarão Barbacena na Conferência Estadual, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, na cidade de Araxá. A Secretária da SIGA, Rita Candian, afirmou que o evento foi organizado porque a administração municipal se preocupa com a realidade do jovem. “Aqui vamos estudar a realidade dos jovens em todos os aspectos, desde mercado de trabalho até sexualidade, passando pela segurança, cultura, conexão e integração com o governo. É nosso interesse despertar os jovens, para que de uma maneira correta e saudável, eles façam parte do estabelecimento de políticas publicas”, completou a Secretária.

O Secretário de Saúde, José Orleans, destacou a importância de se debater o tema Vida Saudável e Políticas sobre Drogas, uma vez que, segundo ele, “os jovens têm assumido riscos desnecessários e é preciso orientá-los, para reduzirmos a vulnerabilidade desse grupo”. Orleans disse também que a Conferência é uma oportunidade de concentrar a energia da juventude em temas que os contemplem. “É próprio dos jovens serem ousados, o que promovemos aqui foi a canalização dessa inquietude”, finalizou.

Em seu discurso, o Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves, que representou o Prefeito Toninho Andrada na Conferência, falou da importância do evento para a cidade e região. “Os movimentos da juventude, que eclodiram por todo Brasil nos últimos meses, mostram que a participação dos jovens é vital na vida político-social, sobretudo nesta administração municipal. Na nova estrutura governamental encontramos um setor responsável pela juventude de nossa cidade, uma prova de que estamos conscientes do poder e da força que os jovens têm para mudar”, concluiu José Augusto.

O estudante de Psicologia, Antônio Ambrosio, veio de Barroso para participar da Conferência e disse que a motivação foi a temática sobre drogas. “A juventude tem passado por momentos difíceis, especialmente no aspecto das drogas. O crack tomou conta de muitos jovens e se tornou um problema social. Precisamos levar propostas ao Governo para que políticas públicas sejam direcionadas no sentido de ajudar a resolver este problema”, afirmou Antônio.


Busca de Notícias